Fechar anúncio
Play

24 HORAS

Assista 24 horas à programação da Record TV

Notícias

Câmera Record mostra os mistérios de Serra Pelada

Histórias reais de garimpeiros que estão marcados para morrer estão entre os temas do programa

Numa terra cercada de mistérios, em meio a assassinatos e denúncias de corrupção, as jazidas de ouro são disputadas à bala e as fortunas, desperdiçadas do dia para a noite. Em contraste, há miséria por todos os cantos. Os mistérios e as histórias reais dos garimpeiros de Serra Pelada são o tema do Câmera Record desta sexta-feira (31/2).

O programa vai abordar a disputa pela riqueza do ouro, que provocou uma série de assassinatos no sindicato dos garimpeiros da região. Entre atentados, execuções e gente marcada para morrer, existem lutas entre interesses diversos resolvidas na base do tiro.

Na região, há quem viva em constante estado de alerta, cercado de seguranças e protegido por coletes à prova de bala. No meio desse faroeste amazônico, R$ 59 milhões desapareceram. O que aconteceu? Onde foi parar tanto dinheiro?

O Câmera Record também exibe uma entrevista com Sebastião Rodrigues de Moura, o Major Curió. Militar que tinha enfrentado a guerrilha do Araguaia, ele foi o encarregado de garantir a ordem em Serra Pelada, não permitindo armas nem bebidas ou mulheres. O que este lendário personagem tem a dizer sobre os anos de chumbo na terra do ouro?

Você também vai assistir a histórias de garimpeiros que chegaram a encontrar mais de mil quilos de ouro e que em pouco tempo não tinham mais nada: um deles chegou a juntar o equivalente a R$ 122 milhões. Hoje, ele vive na miséria, com a ajuda de vizinhos. Na mesma situação, também estão as mulheres que ganharam dinheiro com a prostituição — muitas delas, inclusive, vivem lá até hoje.

O Câmera Record é apresentado por Marcos Hummel e vai ao ar às sextas, às 0h15, logo após Breaking Bad.

A RecordTV informa que não oferece vagas de emprego, prêmios ou participação nos programas por e-mail