Adelaide Amaral  (Adriana Garambone): É a grande rival de Aurélia, humilhando-a sempre que pode. Filha do banqueiro Artur, é rica e poderosa. Dissimulada e afeita a armar intrigas para atingir seus objetivos. Nutre um amor obsessivo por Fernando, fazendo de tudo para conquistá-lo e afastá-lo de Aurélia. Vai se casar com Torquato, de quem se servirá para seus objetivos.

Adelaide Amaral

Adriana Garambone

É a grande rival de Aurélia, humilhando-a sempre que pode. Filha do banqueiro Artur, é rica e poderosa. Dissimulada e afeita a armar intrigas para atingir seus objetivos. Nutre um amor obsessivo por Fernando, fazendo de tudo para conquistá-lo e afastá-lo de Aurélia. Vai se casar com Torquato, de quem se servirá para seus objetivos.
Alfredo Moreira  (Marcos Breda): É o melhor amigo de Fernando e seu confidente. Trabalha como chefe de redação da Gazeta Liberal. Simpático, inteligente e vibrante, dedica-se à vida boêmia, vivendo em farras com os companheiros.

Alfredo Moreira

Marcos Breda

É o melhor amigo de Fernando e seu confidente. Trabalha como chefe de redação da Gazeta Liberal. Simpático, inteligente e vibrante, dedica-se à vida boêmia, vivendo em farras com os companheiros.
Ana  (Camila dos Anjos): Irmã de Glória. Adolescente alegre e sensível. Sofre muito com o desaparecimento da irmã, mas não sabe o que fazer a respeito, pois obedece cegamente ao pai. Apaixonar-se por Pedrinho.

Ana

Camila dos Anjos

Irmã de Glória. Adolescente alegre e sensível. Sofre muito com o desaparecimento da irmã, mas não sabe o que fazer a respeito, pois obedece cegamente ao pai. Apaixonar-se por Pedrinho.
Artur Amaral (Luiz Carlos de Moraes): Pai de Adelaide. Um pouco distante, desconhece o verdadeiro gênio da filha. Banqueiro é um homem rico e poderoso, absorvido pelo seu trabalho, mas gosta de se dedicar à caridade, mas não deixa de frequentar mulheres da vida.

Artur Amaral

Luiz Carlos de Moraes

Pai de Adelaide. Um pouco distante, desconhece o verdadeiro gênio da filha. Banqueiro é um homem rico e poderoso, absorvido pelo seu trabalho, mas gosta de se dedicar à caridade, mas não deixa de frequentar mulheres da vida.
Aurélia Camargo  (Christine Fernandes): Heroína romântica, apaixonada por Fernando, seu único e grande amor. Pobre no início da história, amargará ainda mais dificuldades depois da morte do seu pai, quando terá de trabalhar duro para ajudar na casa, tornando-se criada da sua maior rival. Forte e decidida, prefere ganhar a vida com seu esforço próprio, pois só admite casar-se com amor. Sua vida se modificará completamente quando receber a inesperada herança do avô. Realizará então o sonho d casar-se com Fernando, mas descobrirá que, longe de obter a felicidade, seus problemas estão apenas começando.

Aurélia Camargo

Christine Fernandes

Heroína romântica, apaixonada por Fernando, seu único e grande amor. Pobre no início da história, amargará ainda mais dificuldades depois da morte do seu pai, quando terá de trabalhar duro para ajudar na casa, tornando-se criada da sua maior rival. Forte e decidida, prefere ganhar a vida com seu esforço próprio, pois só admite casar-se com amor. Sua vida se modificará completamente quando receber a inesperada herança do avô. Realizará então o sonho d casar-se com Fernando, mas descobrirá que, longe de obter a felicidade, seus problemas estão apenas começando.
Dr. Augusto (Alexandre Moreno): Negro, supera todas as dificuldades e se forma em medicina, com brilhantismo, interessando-se por doenças nervosas, que vai estudar na Europa. Quando retorna, é chamado em uma emergência a cuidar de Mila, por quem se apaixonará e com quem viverá um tumultuado romance. Augusto guarda um grande segredo que poderá arruinar sua carreira, se desvendado.

Dr. Augusto

Alexandre Moreno

Negro, supera todas as dificuldades e se forma em medicina, com brilhantismo, interessando-se por doenças nervosas, que vai estudar na Europa. Quando retorna, é chamado em uma emergência a cuidar de Mila, por quem se apaixonará e com quem viverá um tumultuado romance. Augusto guarda um grande segredo que poderá arruinar sua carreira, se desvendado.

Bela Lemos  (Talita Castro): Filha de Lemos e Marli. Menina fútil e preconceituosa. Está sempre do lado de seu pai, mesmo que ele esteja errado. É amiga e cúmplice de Adelaide, auxiliando-a em suas tramóias.

Bela Lemos

Talita Castro

Filha de Lemos e Marli. Menina fútil e preconceituosa. Está sempre do lado de seu pai, mesmo que ele esteja errado. É amiga e cúmplice de Adelaide, auxiliando-a em suas tramóias.
Camila Seixas  (Ana Rosa): Mãe de Fernando. Dócil e trabalhadora, enfrenta com resignação as dificuldades materiais da família. Sua vida gira em torno do adorado filho, a quem enche de mimos, e de quem não enxerga os erros.

Camila Seixas

Ana Rosa

Mãe de Fernando. Dócil e trabalhadora, enfrenta com resignação as dificuldades materiais da família. Sua vida gira em torno do adorado filho, a quem enche de mimos, e de quem não enxerga os erros.
Cunha  (Roberto Bontempo): É o braço direito e esquerdo de Lemos, a quem serve nos negócios escusos. Homem de ação, obedece as ordens do chefe sem pestanejar. Metido a galã, dedica-se com especial prazer ao aliciamento de mulheres. Violento e inescrupuloso.

Cunha

Roberto Bontempo

É o braço direito e esquerdo de Lemos, a quem serve nos negócios escusos. Homem de ação, obedece as ordens do chefe sem pestanejar. Metido a galã, dedica-se com especial prazer ao aliciamento de mulheres. Violento e inescrupuloso.

Damiana (Paixão de Jesus): Ex-escrava. Muito afetuosa e prestativa. Assume a família de Aurélia como se fosse sua, envolvendo-se em todos os assuntos.

Damiana

Paixão de Jesus

Ex-escrava. Muito afetuosa e prestativa. Assume a família de Aurélia como se fosse sua, envolvendo-se em todos os assuntos.

Duarte  (Ewerton de Castro): Pai de Mila. Dedica um carinho especial à filha. Muito envolvido com o trabalho, para sustentar os gastos da família, não dá pelas escapadelas da mulher. Viverá um amor proibido que poderá mudar toda sua vida.

Duarte

Ewerton de Castro

Pai de Mila. Dedica um carinho especial à filha. Muito envolvido com o trabalho, para sustentar os gastos da família, não dá pelas escapadelas da mulher. Viverá um amor proibido que poderá mudar toda sua vida.
Eduardo Abreu (Marcos Winter): Rapaz sensível, bondoso, mas entediado com a vida. Rico, vive de rendas geradas por uma herança de família. Sofre com uma paixão não correspondida por Aurélia. Rejeitado, vai dissipar toda sua fortuna, ficando na miséria. Depois voltará para servir à amada.

Eduardo Abreu

Marcos Winter

Rapaz sensível, bondoso, mas entediado com a vida. Rico, vive de rendas geradas por uma herança de família. Sofre com uma paixão não correspondida por Aurélia. Rejeitado, vai dissipar toda sua fortuna, ficando na miséria. Depois voltará para servir à amada.
Emília Camargo (Silvia Salgado): Mãe de Aurélia, sempre preocupada com o futuro da filha. Mulher batalhadora, firme positiva, porém de saúde frágil. Assume com altivez as dificuldades oriundas de seu casamento com Pedro Camargo.

Emília Camargo

Silvia Salgado

Mãe de Aurélia, sempre preocupada com o futuro da filha. Mulher batalhadora, firme positiva, porém de saúde frágil. Assume com altivez as dificuldades oriundas de seu casamento com Pedro Camargo.

Fernando Seixas  (Gabriel Braga Nunes): Herói romântico, apaixonado por Aurélia. Bonito e sedutor, é alvo do desejo das mulheres que conhece. Defende a causa abolicionista, gosta de escrever, e abandona a segurança do serviço público para trabalhar em um jornal. Tem grandes ideais, mas nenhum sentido prático para as coisas do dia a dia. Age sempre com grande ímpeto. Tudo isso agravado pelo jogo, vício que o levará a pôr em risco a felicidade de quem ama e o obrigará a tomar decisões contrárias aos próprios sentimentos. Após casar-se com Aurélia vai iniciar um duro processo de amadurecimento.

Fernando Seixas

Gabriel Braga Nunes

Herói romântico, apaixonado por Aurélia. Bonito e sedutor, é alvo do desejo das mulheres que conhece. Defende a causa abolicionista, gosta de escrever, e abandona a segurança do serviço público para trabalhar em um jornal. Tem grandes ideais, mas nenhum sentido prático para as coisas do dia a dia. Age sempre com grande ímpeto. Tudo isso agravado pelo jogo, vício que o levará a pôr em risco a felicidade de quem ama e o obrigará a tomar decisões contrárias aos próprios sentimentos. Após casar-se com Aurélia vai iniciar um duro processo de amadurecimento.
Ferreira Pinto  (Daniel Boaventura): Dono da Gazeta Liberal. Oportunista e pragmático, dirige seu jornal em função de seus interesses. Mas cultiva um jeito bonachão e gosta de viver à larga.

Ferreira Pinto

Daniel Boaventura

Dono da Gazeta Liberal. Oportunista e pragmático, dirige seu jornal em função de seus interesses. Mas cultiva um jeito bonachão e gosta de viver à larga.
Firmina Mascarenhas (Tânia Alves): Ex-cortesã. Mulher de muita experiência e conhecimento da vida mundana é requisitada por Lemos para treinar Glória. Depois será dama de companhia de Aurélia.

Firmina Mascarenhas

Tânia Alves

Ex-cortesã. Mulher de muita experiência e conhecimento da vida mundana é requisitada por Lemos para treinar Glória. Depois será dama de companhia de Aurélia.
Glória/Lúcia (Carla Regina): Moça bonita e singela. Um diamante bruto. Pobre, aceita o assédio de Cunha com o intuito de conseguir dinheiro para os remédios do pai. Expulsa de casa, vai passar por uma transformação, e acabar se tornando a cortesã mais admirada e requintada da Corte. Depois se apaixonará por PAULO, o que a fará entrar em conflito com a vida que leva.

Glória/Lúcia

Carla Regina

Moça bonita e singela. Um diamante bruto. Pobre, aceita o assédio de Cunha com o intuito de conseguir dinheiro para os remédios do pai. Expulsa de casa, vai passar por uma transformação, e acabar se tornando a cortesã mais admirada e requintada da Corte. Depois se apaixonará por PAULO, o que a fará entrar em conflito com a vida que leva.
Jesuína (Valquíria Ribeiro): Liberta, trabalha na chácara de Alfredo. Bonita, atraente e bem humorada, vai se envolver com Simão. Vai se tornar também uma espécie de dama de companhia e amiga de Glória.

Jesuína

Valquíria Ribeiro

Liberta, trabalha na chácara de Alfredo. Bonita, atraente e bem humorada, vai se envolver com Simão. Vai se tornar também uma espécie de dama de companhia e amiga de Glória.
Júlia  (Raquel Nunes): Prima de Mila. Doce e terna, vai se apaixonar por Paulo, formando um triângulo com Glória, já então a renomada cortesã Lúcia. Tem uma perturbadora dúvida sobre sua origem.

Júlia

Raquel Nunes

Prima de Mila. Doce e terna, vai se apaixonar por Paulo, formando um triângulo com Glória, já então a renomada cortesã Lúcia. Tem uma perturbadora dúvida sobre sua origem.
Laura  (Maristane Dresch): Trabalha no bordel. É a mais velha.

Laura

Maristane Dresch

Trabalha no bordel. É a mais velha.
Leocádia Duarte (Ana Beatriz Nogueira): Mãe de Mila, entra sempre em conflitos sérios com a filha. Atraente, ainda incentiva a corte de outros homens. Vai ter um caso com Alfredo.

Leocádia Duarte

Ana Beatriz Nogueira

Mãe de Mila, entra sempre em conflitos sérios com a filha. Atraente, ainda incentiva a corte de outros homens. Vai ter um caso com Alfredo.
Lobato (Milhen Cortaz): Capataz de Lourenço. Obediente e amigo do patrão. Sempre que pode diz verdades a ele.

Lobato

Milhen Cortaz

Capataz de Lourenço. Obediente e amigo do patrão. Sempre que pode diz verdades a ele.
Coronel Lourenço (Sérgio Mamberti): Avô de Aurélia. Fazendeiro. Homem simples, rude e solitário. Dono de uma grande fortuna. Arrepende-se do modo que tratou o filho em vida, e sentirá necessidade de aproximar-se dos netos para ampará-los.

Coronel Lourenço

Sérgio Mamberti

Avô de Aurélia. Fazendeiro. Homem simples, rude e solitário. Dono de uma grande fortuna. Arrepende-se do modo que tratou o filho em vida, e sentirá necessidade de aproximar-se dos netos para ampará-los.
Manoel Lemos  (Paulo Gorgulho): Tio de Aurélia. Grande vilão da história. Mantém uma fachada de comerciante probo, honesto e próspero, mas está envolvido com contrabando e com o aliciamento de mulheres. Dirige seus negócios de modo duro e cruel, mas sabe ser melífluo quando necessário.  Porá em risco a felicidade e a fortuna de Aurélia, além de oprimir Glória e ameaçar outros personagens que a ele se opuserem.

Manoel Lemos

Paulo Gorgulho

Tio de Aurélia. Grande vilão da história. Mantém uma fachada de comerciante probo, honesto e próspero, mas está envolvido com contrabando e com o aliciamento de mulheres. Dirige seus negócios de modo duro e cruel, mas sabe ser melífluo quando necessário.  Porá em risco a felicidade e a fortuna de Aurélia, além de oprimir Glória e ameaçar outros personagens que a ele se opuserem.
Mariquinha  (Maria Stella Tobar): Irmã mais velha de Fernando. Para a época, já passou da idade de se casar. Por isso alimenta certa amargura em relação à vida, mal disfarçada em maturidade. Tem conflitos com a irmã, a quem acha oferecida. Mas viverá um tórrido amor proibido.

Mariquinha

Maria Stella Tobar

Irmã mais velha de Fernando. Para a época, já passou da idade de se casar. Por isso alimenta certa amargura em relação à vida, mal disfarçada em maturidade. Tem conflitos com a irmã, a quem acha oferecida. Mas viverá um tórrido amor proibido.
Marli Lemos  (Ingra Liberato): Mulher de Lemos. Procura não se envolver com os negócios do marido, que sempre a mantém a parte de tudo. Insatisfeita com seu casamento entra em atrito com ele, que jamais pede sua opinião.

Marli Lemos

Ingra Liberato

Mulher de Lemos. Procura não se envolver com os negócios do marido, que sempre a mantém a parte de tudo. Insatisfeita com seu casamento entra em atrito com ele, que jamais pede sua opinião.
Martim  (Fernando Oliveira): Filho de Raimunda. Cheio de energia e inteligente, trabalha em todo tipo de bicos pela rua. Está juntando dinheiro para comprar a alforria da mãe.

Martim

Fernando Oliveira

Filho de Raimunda. Cheio de energia e inteligente, trabalha em todo tipo de bicos pela rua. Está juntando dinheiro para comprar a alforria da mãe.
Mila Duarte  (Miriam Freeland): Amiga de Aurélia. Irrequieta, vai testar os limites impostos às mulheres de sua época, com os quais não pode se conformar. Suas atitudes inusitadas vão provocar a incompreensão de muita gente, principalmente da família. Seu inconformismo e os conflitos com a mãe a levarão a sofrer sérios distúrbios psicológicos. Será tratada por Augusto, um médico negro recém-chegado da Europa e viverá com ele uma tumultuada e conflituosa paixão.

Mila Duarte

Miriam Freeland

Amiga de Aurélia. Irrequieta, vai testar os limites impostos às mulheres de sua época, com os quais não pode se conformar. Suas atitudes inusitadas vão provocar a incompreensão de muita gente, principalmente da família. Seu inconformismo e os conflitos com a mãe a levarão a sofrer sérios distúrbios psicológicos. Será tratada por Augusto, um médico negro recém-chegado da Europa e viverá com ele uma tumultuada e conflituosa paixão.
Nicota  (Natália Rodrigues): Irmã mais moça de Fernando. Cheia de energia e bom humor. Também enche o irmão de mimos, mas tem mais senso crítico. Jovem, está na idade certa para se casar, só lhe falta o dote. Apaixonar-se por Tadeu.

Nicota

Natália Rodrigues

Irmã mais moça de Fernando. Cheia de energia e bom humor. Também enche o irmão de mimos, mas tem mais senso crítico. Jovem, está na idade certa para se casar, só lhe falta o dote. Apaixonar-se por Tadeu.

Nina  (Mariana Clara): Trabalha no bordel. É a mais nova.

Nina

Mariana Clara

Trabalha no bordel. É a mais nova.
Ordália (Luciene Adami): Professora de piano e francês. Dá aulas em seu salão, inclusive para moças sem posses com Aurélia e Glória, sob os auspícios de Artur. Mulher inteligente e sem preconceitos.

Ordália

Luciene Adami

Professora de piano e francês. Dá aulas em seu salão, inclusive para moças sem posses com Aurélia e Glória, sob os auspícios de Artur. Mulher inteligente e sem preconceitos.
Paulo Silva (João Vitti): Vem da província para a Corte para se preparar para a carreira diplomática a mando do pai. Rapaz ingênuo e romântico, apaixona-se por Glória, quando ela já é cortesã. Viverá com ela um trágico romance.

Paulo Silva

João Vitti

Vem da província para a Corte para se preparar para a carreira diplomática a mando do pai. Rapaz ingênuo e romântico, apaixona-se por Glória, quando ela já é cortesã. Viverá com ela um trágico romance.
Pedrinho (Leonardo Miggiorin): Irmão mais novo de Aurélia. Adolescente alegre e vivaz. Tem dificuldades nos estudos. Gostaria de assumir o papel de 'homem da casa', mas ainda não tem maturidade para tal. Vai se apaixonar por Ana.

Pedrinho

Leonardo Miggiorin

Irmão mais novo de Aurélia. Adolescente alegre e vivaz. Tem dificuldades nos estudos. Gostaria de assumir o papel de "homem da casa", mas ainda não tem maturidade para tal. Vai se apaixonar por Ana.
Pedro Camargo  (Celso Frateschi): Pai de Aurélia. Filho natural de Lourenço com uma escrava. Luta para ser reconhecido, por isso não ousa contrariar o pai. Sua morte dará origem a um mistério que atravessará a novela.

Pedro Camargo

Celso Frateschi

Pai de Aurélia. Filho natural de Lourenço com uma escrava. Luta para ser reconhecido, por isso não ousa contrariar o pai. Sua morte dará origem a um mistério que atravessará a novela.
Raimunda  (Lena Roque): Escrava na casa dos Duarte. Irmã de Simão e mãe de Martim. Mulher bondosa e prendada que protege Mila, embora não compreenda muito bem suas excentricidades.

Raimunda

Lena Roque

Escrava na casa dos Duarte. Irmã de Simão e mãe de Martim. Mulher bondosa e prendada que protege Mila, embora não compreenda muito bem suas excentricidades.
Rodrigo  (Carlo Briani): Pai de Glória. Imigrante de gênio difícil, ama a filha, mas teme o julgamento dos outros. Intransigente, coloca à frente do amor paternal o princípio de honra, expulsa-a de casa e a renega. Mais tarde se tornará policial, o que o levará a reencontrar a filha.

Rodrigo

Carlo Briani

Pai de Glória. Imigrante de gênio difícil, ama a filha, mas teme o julgamento dos outros. Intransigente, coloca à frente do amor paternal o princípio de honra, expulsa-a de casa e a renega. Mais tarde se tornará policial, o que o levará a reencontrar a filha.
Simão (Luciano Quirino): Negro liberto, divertido e esperto. Perseguindo por Lemos, é obrigado a passar-se por morto. Na clandestinidade, organiza um grupo de bandoleiros que inferniza as atividades ilegais do vilão. Vai se apaixonar por Jesuína.

Simão

Luciano Quirino

Negro liberto, divertido e esperto. Perseguindo por Lemos, é obrigado a passar-se por morto. Na clandestinidade, organiza um grupo de bandoleiros que inferniza as atividades ilegais do vilão. Vai se apaixonar por Jesuína.
Tadeu  (Cássio Reis): Tem um cargo subalterno no jornal onde trabalha Fernando. Simpático e um pouco atrapalhado. Trata-se de um rapaz sem posses, e isso vai atrapalhar seus planos de casamento com Nicota.

Tadeu

Cássio Reis

Tem um cargo subalterno no jornal onde trabalha Fernando. Simpático e um pouco atrapalhado. Trata-se de um rapaz sem posses, e isso vai atrapalhar seus planos de casamento com Nicota.
Dr. Torquato Ribeiro  (Petrônio Gontijo): Médico dedicado, porém um pouco desiludido e melancólico. Bondoso, acaba não cobrando consultas de pessoas com dificuldades. Amigo de Fernando, frequenta a boemia com sua turma. Vai se casar com Adelaide, que se aproveitará do amor que ele lhe tem para usá-lo contra sua rival.

Dr. Torquato Ribeiro

Petrônio Gontijo

Médico dedicado, porém um pouco desiludido e melancólico. Bondoso, acaba não cobrando consultas de pessoas com dificuldades. Amigo de Fernando, frequenta a boemia com sua turma. Vai se casar com Adelaide, que se aproveitará do amor que ele lhe tem para usá-lo contra sua rival.

    Access log