Notícias

Com a ajuda de um psicólogo, Diogo Silva sonha com inédito ouro no taekwondo

Experiente, brasileiro passou janeiro fazendo simulações de situações de luta

  • -A
  • +A

Diogo Silva se destacou com a medalha de ouro no Pan do Rio, em 2007 (Foto: Arquivo/Agência Estado)

Do R7

Único brasileiro com vaga garantida no taekwondo masculino na Olimpíada de Londres, Diogo Silva quer ir muito além de apenas participar da competição. Em entrevista à revista “Tatame”, o “Pantera Negra” falou sobre sua expectativa para a disputa na Inglaterra, onde sonha em conquistar uma inédita medalha de ouro para a modalidade no Brasil.

Até hoje, quem chegou mais perto do feito foi Natália Falavigna, bronze nos Jogos de Pequim, em 2008. Aos 30 anos, Diogo já acumula a experiência de ter competido na Olimpíada de Atenas 2004 e ter levado o ouro no Pan-americano de 2007, realizado no Rio de Janeiro. Atualmente, ele é o sétimo colocado no ranking mundial entre os atletas da categoria até 68 kg:

Com 50 títulos na Star, Scheidt e Prada garantem que ainda aprendem a velejar

- Serei um dos atletas mais velhos a competir nos Jogos Olímpicos. Os europeus que estavam com boas chances de medalha não se classificaram. Há muitos atletas novos, com isso a expectativa é boa. Me classifiquei para os Jogos pelo Pré-Olímpico, a competição mais forte do Taekwondo. Eram 70 atletas para três vagas. Fiquei em terceiro. Com toda esse histórico que venho conquistando, a expectativa é de medalhar.

Boa parte da confiança de Diogo tem nome: Jorge Luís Marujo, psicólogo que trabalha com o atleta:

- O Marujo vem sendo peça muito importante nesse quebra-cabeça. Não havia profissionais de psicologia especializados em lutas. Era difícil desenvolver a parte psicológica sem ter esse profissional. Ele tem conhecimento sobre o que é o estresse no ringue, como se preparar para esse momento.

Cesar Castro garante vaga olímpica nos saltos ornamentais

Durante todos os sábados de janeiro, Marujo e Diogo simularam diversos ambientes de competição, como estresse, torcida contra, torcida favorável...

- Vamos percebendo resultados, como o corpo reage. Discutimos isso dentro da clínica e eliminamos as dificuldades. Ter uma pessoa que desenvolve essa parte, que é 50% do atleta, foi um grande achado para mim e acho que vai colaborar muito.

Junto com outros 15 brasileiros, Diogo Silva está em Las Vegas para a disputa do Aberto dos Estados Unidos, um dos eventos mais importantes da modalidade. No ano passado, ele ficou com a medalha de bronze.

A Rede Record mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet, por meio do R7. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.

Quadro de Medalhas

Últimas Notícias

Agora na Record

Facebook