Notícias

Felipe Kitadai reage, vence italiano no judô e traz 1ª medalha do Brasil nas Olimpíadas

Judoca aplica golpe no golden score, vence por wazari e ganha bronze no dia do aniversário em Londres

  • -A
  • +A

Kitadai trouxe primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas — Foto: Franck Fife/AFP

Veja a galeria completa

Denise Mirás, do R7, em Londres

O brasileiro Felipe Kitadai venceu o italiano Elio Verde por wazari na categoria até 60 kg neste sábado (28) e faturou a primeira medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Com sua segunda vitória na repescagem, Kitadai ficou com o terceiro lugar do pódio e faturou o bronze no dia em que completou 23 anos.

Durante os 5 minutos regulamentares de luta, nenhum dos dois atletas conseguiu pontuar e a luta foi para o golden score — período extra de 3 minutos em que o judoca que marcar pontos vence. Kitadai conseguiu um wazari logo no primeiro minuto de luta e derrotou o rival italiano.

- Pelo que treinei poderia ter ido mais, é difícil de falar. Mas o caminho era muito difícil [com o judoca campeão mundial), mas estou muito feliz de estar aqui entre eles.

Kitadai já havia mostrado sua capacidade nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em 2011, quando superou o mexicano Nabor Castillo na categoria até 60kg e faturou a medalha de ouro.

Em Londres, a trajetória de Kitadai até o bronze foi marcada pela superação, já que o brasileiro perdeu nas quartas de final e foi para a repescagem — o que o obrigou a vencer todos os confrontos até o pódio em Londres.

Desde o início da competição em Londres, o brasileiro venceu Tumurkhuleg Davaadorj, da Mongólia, na estreia, Eisa Majrashi, da Arábia Saudita, nas oitavas de final dos Jogos, e o sul-coreano Gwang-Hyeon Choi na repescagem, além de Verde na última luta.

FOTOS: veja os brasileiros que já competiram neste sábado (28)

Kitadai perde para 1º do mundo e está fora da briga pelo ouro

Sarah Menezes vence belga, vai à final e já garante prata

Nas quartas de final, porém, ele foi derrotado por Rishod Sobirov, campeão mundial e primeiro colocado do ranking mundial, do Uzbequistão.

- Dei um ânimo para a equipe. Acho que quem não acreditava tem motivos para acreditar mais ainda.

O R7 transmite os Jogos Olímpicos de Londres ao vivo, em cinco canais exclusivos, 24 horas por dia. E durante os Jogos, além da transmissão ao vivo e com sinais exclusivos, você encontra no portal os vídeos de todos os melhores momentos da maior disputa esportiva do mundo. Até o dia 12 de agosto, Olimpíada é no R7, Record e Record News, os canais oficiais de Londres.

Quadro de Medalhas

Últimas Notícias

Agora na Record

Facebook