Notícias

Fernanda Garay volta para os jogos do Grand Prix de Vôlei na China

Brasil está em sexto lugar e precisa pelo menos encerrar o fim de semana em quinto para ir à fase final

  • -A
  • +A
Do R7

Depois de "dar uma segurada" em são Bernardo, com dores no ombro esquerdo, Fernanda Garay está pronta para a etapa de Leohe, China, do Grand Prix de Vôlei. Divulgação/CBV

Poupada da etapa de São Bernardo por dores no ombro esquerdo, a ponteira Fernanda Garay está confirmada para os jogos da seleção de vôlei que está em Leohe, China, na sequência do Grand Prix – nesta sexta-feira (22), às 8h30 de Brasília, a adversária é Cuba. A oposta Tandara também volta ao grupo, mas Jaqueline é dúvida, depois de machucar o joelho em treino já na cidade chinesa: terá de passar por avaliação.

São 14 jogadoras relacionadas, das quais 12 podem ser inscritas a cada partida (depois de Cuba, o Brasil enfrenta Porto Rico no sábado, 23, e China no domingo, 24).

O técnico José Roberto Guimarães tem as levantadoras Fabíola, Fernandinha e Dani Lins; as opostas Sheilla, Mari e Tandara; as centrais Thaisa, Fabiana e Adenízia; as ponteiras Paula Pequeno, Jaqueline e Fernanda Garay, e as líberos Camila Brait e Fabi. A central Juciely e a ponteira Natália também estão no grupo mas ainda não jogam neste fim de semana.

Fernanda Garay, muito exigida na etapa de Lodz, Polônia, há duas semanas, teve uma distensão em um músculo do braço esquerdo.

- Não foi grave. Só dei uma segurada na etapa de São Bernardo para não agravar. Estou recuperada, não dói mais e já posso ajudar o grupo nesta fase.

Rivalidade e respeito, sempre

Sobre as cubanas, a jogadora lembrou as rivais não estiveram bem no GP de 2011, mas cresceram depois do Pré-Olímpico Mundial deste ano.

- Elas fizeram boas apresentações nas duas primeiras fases. E não podemos esquecer que elas deram muito trabalho na final dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro. Foi um jogo disputado e decidido no quinto set.

O técnico José Roberto Guimarães observa que, tradicionalmente, Cuba tem no ataque seu ponto forte

- As ponteiras atacam pelas extremidades e as levantadoras costumam atacar pela saída de rede. Precisamos de um saque forçado para tentar quebrar o passe delas, além de uma boa atenção na marcação de bloqueio.

Veja as cabines de telefone londrinas "vestidas" de olímpicas

As seleções em Leohe foram o Grupo K e os jogos serão decisivos para as brasileiras, que estão em sexto lugar na classificação geral – apenas as cinco melhores passam à fase final em Ningbo (como sede, a China tem vaga assegurada), do dia 27 a 1º de julho.

Os Estados Unidos lideram a competição, com 18 pontos, seguidos pela China, com os mesmos 18, mas com um pior saldo de sets, e pela Turquia, com 15. O Brasil tem 11.

Curta o R7 no Facebook

Conheça os blogueiros do R7

A Rede Record mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet, por meio do R7. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.