Notícias

Neta da rainha volta a colocar realeza no pódio olímpico

  • -A
  • +A
Agência Estado

A equipe de hipismo da Grã-Bretanha faturou nesta terça-feira, em Londres, uma prata no Concurso Completo de Equitação (CCE). Assim, a neta da rainha Elizabeth II, a amazona Zara Philips, tornou-se o primeiro membro da família real britânica a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. Mas a realeza mundial já esteve outras vezes no pódio de uma Olimpíada.

A mãe de Zara, princesa Anne, que é filha da rainha, também fez parte da equipe de hipismo da Grã-Bretanha e competiu na Olimpíada de Seul, em 1988, realizando a prova individual e também por equipes - mas não subiu ao pódio. Já o pai de Zara, Mark Philips, foi cavaleiro em Munique/1972, quando ganhou o título, e em Seul/1988, garantindo uma prata para os britânicos.

Há cem anos, o hipismo é uma tradição entre membros de famílias reais pelo mundo. O esporte é tradicionalmente ligado à realeza. Tanto que já contou nos Jogos Olímpicos com a participação de príncipes e princesas. Destaque para aqueles que não só competiram, mas conseguiram voltar para casa com uma medalha, como aconteceu com Friedrich Karl, da Prússia, ganhador do bronze na prova de saltos por equipe do hipismo em Estocolmo/1912.

Apesar de a tradição real estar atrelada ao hipismo, outras modalidades tiveram participação olímpica de membros da realeza. É o caso da vela, que na Olimpíada de Amsterdã/1928 teve como campeão da classe 6m mista o então príncipe Olav V, da Noruega, que em 1957 tornou-se rei. Constantino II, da Grécia, também subiu no lugar mais alto do pódio nos Jogos de Roma, em 1960.

Em Atlanta/1996 e Sydney/2000, o duque Iñaki Urdangarin faturou o bronze no handebol masculino. As conquistas, porém, aconteceram em momentos diferentes de sua vida. Em 1996, ele conheceu a também atleta olímpica e duquesa Infanta Cristina, filha do rei da Espanha, e se casou com ela em 1997. Na Olimpíada de Sydney, o atleta conquistou sua primeira e única medalha como membro da família real espanhola.

Antes de Zara Philips, a neta de Elizabeth II que conquistou nesta terça-feira a primeira medalha da família real britânica em Jogos Olímpicos, a última participação de um membro da realeza na Olimpíada foi em Pequim, há quatro anos. A princesa Nathalie, de Sayn-Wittgenstein-Berleburg (Alemanha), competiu na prova de adestramento do hipismo e ficou com o terceiro lugar.