Notícias

Sarah Menezes vence romena na final do judô e traz 1º ouro do Brasil nas Olimpíadas

Judoca conquista yuko e waza-ari no fim da luta e se torna a 1ª brasileira a subir no topo do pódio nos Jogos

  • -A
  • +A

Piauiense Sarah Menezes venceu campeã olímpica em Pequim e ficou com o ouro em Londres 2012 — Foto: Johannes Eisele/AFP

Do R7

O Brasil ganhou a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres neste sábado (28). A judoca piauiense Sarah Menezes derrotou a campeã olímpica em Pequim 2008, Alina Dimitru, da Romênia, por um waza-ari e um yuko na final da categoria até 48 kg e ficou com o topo do pódio.

Pela primeira vez na história do judô brasileiro uma mulher sobe no topo do pódio nas Olimpíadas. Além deste recorde, trata-se do primeiro ouro da modalidade desde os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, quando Rogério Sampaio conquistou o topo do pódio.

Os números não param por aí. Com a vitória, a brasileira fez 4 a 2 no confronto direto com a romena, atual 5ª colocada no ranking mundial da FIJ (Federação Internacional de Judô).

Sarah: passei por dificuldades, mas agora "estou flutuando"

Sarah pega ouro e hino brasileiro toca em Londres pela 1ª vez

Considerando as conquistas brasileiras em todas as Olimpíadas, o judô passa a ser a modalidade que mais rendeu medalhas ao País, com 17 pódios. Na segunda colocação, estão a vela e o vôlei (incluindo o vôlei de praia), ambas com 16 medalhas.

Ouro em Londres coroa orgulho piauiense de Sarah Menezes

Kitadai reage, ganha duas lutas e traz bronze das Olimpíadas

FOTOS: veja os brasileiros que já competiram neste sábado (28)

Kitadai: medalha de bronze em Londres veio "na vontade"

Sarah Menezes vence belga, vai à final e já garante prata

Do Piauí ao ouro olímpico

A trajetória de Sarah nas Olimpíadas começou com um triunfo sobre a chinesa Ngoc Tu Van com dois yukos. Depois, nas oitavas de final, Sarah superou a francesa Laeticia Payet com um yuko.

Nas quartas de final, a brasileira ganhou de outra chinesa — Shugen Wu — também com um yuko. Na semifinal, quarto confronto do dia, Sarah superou a belga Charline van Snick com um yuko.

Contra a romena na final, Sarah precisou suar para ganhar. Até o último minuto, ninguém havia pontuado — Sarah estava em leve vantagem porque a romena havia sofrido uma punição.

Na segunda metade da luta, Sarah encaixou um golpe e conquistou um yuko, o que deu tranquilidade à brasileira. Nos últimos segundos, ainda houve tempo para outro golpe, que rendeu um waza-ari para a judoca do Piauí.

Além do ouro em Londres, Sarah já tinha participado dos Jogos Olímpicos de Pequim, mas acabou sem resultados expressivos. A judoca tem ainda no currículo um 3º lugar no Mundial Sênior de Paris (2011) e Tóquio (2010), bicampeonato Mundial sub-20 (2008 e 2009) e 3ª colocação nos Jogos Pan-Americano de Guadalajara (2011).

O R7 transmite os Jogos Olímpicos de Londres ao vivo, em cinco canais exclusivos, 24 horas por dia. E durante os Jogos, além da transmissão ao vivo e com sinais exclusivos, você encontra no portal os vídeos de todos os melhores momentos da maior disputa esportiva do mundo. Até o dia 12 de agosto, Olimpíada é no R7, Record e Record News, os canais oficiais de Londres.