Notícias


Publicado em 30/10/2011 às 14h48 :: atualizado em 30/10/2011 às 15h32
Guadalajara 2011

Solonei ganha último ouro do Brasil e mantém hegemonia do país na maratona

Ex-lixeiro domina, e país sobe ao lugar mais alto do pódio pela 4ª vez seguida na prova

Do R7
solonei silva comemora - 700 x 525Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Com o ouro de Solonei da Silva em Guadalajara, Brasil chegou à 4ª medalha dourada seguida na maratona do Pan

Publicidade

O ex-lixeiro brasileiro Solonei da Silva ficou na primeira colocação da maratona e conquistou a medalha de ouro neste domingo (30), último dia dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Com isso, o Brasil chegou ao tetracampeonato da prova. 

Veja como está o quadro de medalhas do Pan

O brasileiro terminou a prova em 2h16min37s. Diego Alberto Colorado, da Colômbia, terminou a prova em 2h17min13s, ficou na segunda colocação e levou a prata. Juan Carlos Cardona, outro colombiano, fez a marca de 2h18min20s e ficou com o bronze. Jean da Silva, outro brasileiro que disputou a prova, terminou na 9ª posição, com o tempo de 2h22min41s.

Antes do ouro de Silva em Guadalajara, outros dois brasileiros ganharam a maratona nas últimas três edições do Pan. Franck Caldeira ganhou no Pan do Rio de Janeiro em 2007 e Vanderlei Cordeiro de Lima foi o campeão da prova em Winnipeg (1999) e em Santo Domingo (2003).


Para chegar ao topo do pódio em Guadalajara, Solonei se manteve no pelotão da frente até os primeiros 10 km. A partir de então, o brasileiro se descolou, passou a liderar a prova e chegou a abrir quase dois minutos de vantagem sobre o segundo colocado.

A certeza da vitória era tão grande que, a quase 5 km do fim da corrida, o maratonista aceitou uma bandeira do Brasil oferecida pela torcida. No fim, foi só abrir o acessório e comemorar a medalha de ouro.

O recorde pan-americano da maratona pertence ao porto-riquenho Jorge Gonzalez, que percorreu os 42 km em 2h12min43s na edição de Caracas em 1983. Já o recorde mundial é do queniano Patrick Makau, que fez a marca de 2h03min38 em Berlim em setembro deste ano. 

Além do ouro no Pan em Guadalajara, Solonei teve bons resultados nos últimos anos. Ele foi campeão sul-americano da categoria cross country neste ano e, no ano passado, faturou a Maratona de Porto Alegre.

 


A Rede Record transmite os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com exclusividade para a televisão aberta, ao lado da Record News. O R7 terá transmissões ao vivo das competições e uma cobertura completa dos eventos.

A emissora também mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.

 

 

 


Veja as respostas do quiz

x

Envie por E-mail

Enviar
x

Comunicar erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Enviar
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale com o R7