Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Construindo uma história positiva

Seguindo uma filosofia comum em outros países, Brasil conquista resultados históricos em modalidades que distribuem muitas medalhas no Pan 2019

Blog|Marta Teixeira

Na estreia do revezamento misto no Triatlo, o Brasil conquistou o ouro com Luisa Baptista, Vittoria Lopes, Kaue Willy e Manoel Messias.
Na estreia do revezamento misto no Triatlo, o Brasil conquistou o ouro com Luisa Baptista, Vittoria Lopes, Kaue Willy e Manoel Messias. Na estreia do revezamento misto no Triatlo, o Brasil conquistou o ouro com Luisa Baptista, Vittoria Lopes, Kaue Willy e Manoel Messias.

Os Jogos Pan-Americanos Lima 2019 ainda estão no começo, mas o Brasil já tem bons motivos para comemorar. Três modalidades encerraram suas participações no evento, garantindo resultados recordes de desempenho. Ginástica artística, taekwondo e triatlo obtiveram o maior número de medalhas para o país na história. Foram 22 conquistas obtidas nos três torneios.

No taekwondo foram sete pódios (2 - 2 -2). As medalhas vieram com Edival Pontes (ouro até 67kg), Ícaro Martins (prata até 80 kg) e bronzes com Paulo Ricardo Melo (até 58 kg) e Maicon de Andrade (até 80 kg) no masculino e com Milena Titoneli (ouro até 67 kg), Talisca Reis (prata até 49 kg).

Até então, o melhor rendimento havia sido nos Jogos Rio 2007 com seis medalhas: uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. A presença da medalhista olímpica Natália Falavigna (Pequim 2008) na gerência técnica foi um diferencial importante para o sucesso do projeto que permitiu essa evolução.

Melhor ainda do que o taekwondo fez a ginástica. Em quatro dias de disputas foram 11 pódios (4 -4 -3). Medalhas de ouro para a equipe masculina, Francisco Barretto (cavalo com alças e barra fixa) e Caio Souza (individual geral). Caio ainda conquistou prata nas paralelas. Arthur Nory foi prata tanto no individual geral quanto na barra fixa e Arthur Zanetti ficou com a prata nas argolas. Os bronzes vieram no feminino: por equipe e com Flávia Saraiva no individual geral e no solo.

Publicidade

Numericamente, o rendimento foi o mesmo da edição Rio 2007, mas a qualidade das medalhas subiu. Na capital Fluminense, foram quatro ouros, duas pratas e cinco bronzes.

Último a assegurar medalha nesta terça-feira, Barretto fez questão de ressaltar o trabalho coletivo na conquista. Resumo sincero das diretrizes que têm marcado a evolução da modalidade. Desde a importação de técnicos estrangeiros no final dos anos 90, início dos 2000, para impulsionar o desenvolvimento da seleção feminina, até a confiança no trabalho realizado por treinadores nacionais no masculino, a modalidade combinou investimento a uma programação valorizando a presença em torneios internacionais para auxiliar essa evolução. 

Publicidade

Completando a trinca histórica, o triatlo esteve no pódio quatro vezes (2 - 2 - 0) na capital peruana. Ouro para a equipe mista, estreante no programa Pan-Americano, e para Luísa Baptista, e prata para Vittoria Lopes e Manoel Messias. Resultado inédito e que abre boas perspectivas para a modalidade.

Tão bom quanto ver os atletas brasileiros se destacando na competição é constatar a evolução do país em modalidades que podem contribuir de maneira expressiva para o desempenho nacional no quadro de medalhas em eventos de múltiplos esportes, como Jogos Pan-Americanos e Olimpíadas.

Publicidade

Países como Cuba, Estados Unidos e vários europeus sempre aproveitaram a profusão de medalhas distribuídas em modalidades como boxe, lutas variadas, levantamento de peso e etc para se manter na liderança da classificação dessas competições. O Brasil começa a explorar essa vertente com estratégia.

Na capital peruana, ainda há muitas esperanças em outras modalidades desse mesmo escopo, como boxe, vela e judô, por exemplo, nos quais o Brasil já tem tradição e em outras nas quais está evoluindo, como canoagem e outras. É torcer para que isso continue até Tóquio 2020 e daí por diante.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.