Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com novo transmissor, TV Tropical amplia sinal e garante mais qualidade na imagem

TV Tropical|Record TV Emissoras

(Divulgação TV Tropical)

A TV Tropical colocou em funcionamento o seu mais novo transmissor. O equipamento, mais potente, amplia o sinal e garante mais qualidade na imagem da emissora, que é a única genuinamente potiguar. A mudança representa mais tecnologia no oferecimento da maior cobertura do estado.

"É um transmissor de alta eficiência, moderno e compacto. Ele tem uma potência de 3,6 Kilowatt, que é a nossa potência de operação. Mas pode chegar a 3,8 Kilowatt. É um equipamento que vai suprir nossos telespectadores de Natal e dessa região mais próxima, como Grande Natal e praias", garante Josceliano Maciel, gerente técnico da TV Tropical.

O novo transmissor aprimora a área de cobertura da emissora no Rio Grande do Norte. "Aumenta ainda mais a área de cobertura da TV. Aqui, a gente trabalha com uma medida que é chamada de 'taxa de erro de símbolo'. Essa taxa, com esse novo transmissor, a gente tem um aprimoramento, o que aumenta ainda mais a cobertura", reforça Juliano Simões, engenheiro de telecomunicações.

Ainda segundo o especialista, o equipamento representa mais eficiência no consumo de energia. "Há maior ganho na recepção. O telespectador vai ter uma melhor facilidade de receber esse sinal. Há aumento na área de cobertura e, com isso, um custo menor de consumo de energia, que é o que a gente busca hoje em dia", completa.

Publicidade

Antes, o sinal era enviado por dois transmissores em conjunto. Agora, apenas um novo equipamento passa a operar com a mesma potência e com eficiência superior. O avanço tecnológico é um marco para mais investimentos e ampliação, não só de conteúdo, mas também na qualidade da imagem levada ao público. "Os telespectadores vão continuar assistindo a TV Tropical com uma imagem de excelente qualidade", acrescenta o gerente técnico da emissora.

Cerca de 2,4 milhões de potiguares, ou 68% da população do estado, acompanham a TV Tropical com sinal digital. Mais de 1,1 milhão assistem a programação da emissora com sinais analógico e por satélite. A expectativa é que a cobertura ainda sofra novas expansões.

"Pode chegar com uma potência maior desde que a gente regularize o equipamento para que a potência seja aumentada. O órgão regulamentador é a Anatel, que autoriza as potências em todos os equipamentos de radiodifusão. Para isso, temos que entrar com pedido de aumento de potência. Isso vai ser feito. Espero que a gente possa ter uma potência maior em breve", finaliza.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.