Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Historiador traz curiosidades sobre Gilgal na edição especial do podcast Fora de Série em Israel

Ariel Horovitz contou detalhes do local onde Saul foi coroado e mostrou evidências do período histórico retratado em Reis

Novidades|Do site oficial

Ana Carolina Cury conversa com o historiador Ariel Horovitz em Gilgal, Israel
Ana Carolina Cury conversa com o historiador Ariel Horovitz em Gilgal, Israel Ana Carolina Cury conversa com o historiador Ariel Horovitz em Gilgal, Israel

O podcast Fora de Série foi até Israel para mostrar evidências do período histórico retratado na série Reis. No primeiro episódio da edição especial, exibido na quinta-feira (4), a jornalista Ana Carolina Cury conversou com o historiador e diretor do Instituto Moriah Center, Ariel Horovitz. O especialista trouxe curiosidades sobre Gilgal, às margens do Vale do Jordão, local da coroação de Saul (Carlo Porto).

"Gilgal é o lugar onde Samuel [Roberto Birindelli] coroou Saul, é onde todo o povo se reunia. [Também teve] Declaração de guerra. Inclusive, Saul, bem no início do seu reinado, enfrenta muitas batalhas", destacou Horovitz.

Povo de Israel se reunia em Gilgal para anúncios importantes
Povo de Israel se reunia em Gilgal para anúncios importantes Povo de Israel se reunia em Gilgal para anúncios importantes

Além de ser marcado pela ascensão do primeiro rei de Israel, o cenário também está presente em diversas passagens do Antigo Testamento. “Gilgal é mencionado 39 vezes na Bíblia como um lugar de acampamento, culto religioso e sacrifícios”, explicou o historiador.

Naquela época, os sacríficos eram uma importante demonstração de temor a Deus. “Antes de uma guerra, por exemplo, o povo de Israel pedia a benção do Senhor para garantir a vitória”, disse Horovitz.

Israelitas faziam sacríficos para Deus na região de Gilgal
Israelitas faziam sacríficos para Deus na região de Gilgal Israelitas faziam sacríficos para Deus na região de Gilgal

Também há evidências em Gilgal do caminho usado pelos sacerdotes para fazer cerimônias. “Essas pedras são testemunhas do que aconteceu há mais de três mil anos. Ninguém mexeu, está como os sacerdotes deixaram naquela época. É provável que Samuel tenha passado por aqui”.

Para conferir mais curiosidades, assista ao bate-papo na íntegra:

Reis - A Rejeição estreia na próxima quarta-feira (10), na tela da Record TV. Antes disso, assista ao resumo das duas primeiras temporadas da série, às 21h. Veja também os episódios completos da superprodução no PlayPlus.com.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.