Caso de Geovani alerta sobre aumento de HIV entre idosos

O ator Paulo Figueiredo, que interpreta o personagem, destacou que faixa etária não é determinante para riscos de contrair DSTs 

Paulo Figueiredo interpreta Geovani

Paulo Figueiredo interpreta Geovani

Blad Meneghel/RecordTV

A notícia de que Geovani contraiu o vírus do HIV caiu quase que como uma bomba na Casa Dia Feliz. O personagem interpretado pelo ator Paulo Figueiredo revelou, no capítulo desta terça-feira (24), aos familiares e amigos que testou positivo, mas não desenvolveu a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).  A discussão sobre o tema em Amor Sem Igual alertou sobre a importância do sexo seguro, principalmente na terceira idade, já que dados no Brasil apontam o crescimento de casos ano após ano.

Na cena, o personagem admitiu que manteve relações sexuais, sem preservativo, com diferentes namoradas, após ter ficado viúvo. Por ser idoso, Geovani disse que não acreditava no risco de contaminação.

"O Geovani fica triste porque sabe que a contaminação poderia ser evitada com o uso de preservativos. É um alerta de que não tem faixa etária [para prevenção], porque todos que possuem uma vida sexual ativa correm o risco de contrair DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis)", disse Paulo Figueiredo.

Prova da relevância do alerta é o levantamento do Ministério da Saúde sobre o crescimento de casos de HIV entre pessoas com mais de 60 anos. De 2008 a 2018, o número aumentou sete vezes, subindo de 192 para 1655 notificações – o que representa 3,8% do total de registros no Brasil.

Para o ator, é de grande importância "trazer à tona a vida e as necessidades dos idosos", já que eles estão cada vez mais ativos. Além disso, Figueiredo destacou a função social das novelas como ferramenta de informação para a população.

Consciente da responsabilidade, Paulo Figueiredo disse ter enviado uma mensagem de agradecimento à autora de Amor Sem Igual, Cristianne Fridman:

"Geovani é um personagem útil, dá recados bons para população. Mandei uma cartinha para autora falando sobre a felicidade de estar fazendo esse trabalho", contou o ator.

Noivado com Norma

O drama de Geovani pode gerar ainda outras consequências na trama. Prestes a se casar com Norma (Selma Egrei), o personagem descobriu que é soropositivo ao realizar exames antes de oficializar a união.

Mas, ao contar sobre o resultado do teste, o idoso precisou dar explicações à noiva sobre ter escondido dela que teve outros relacionamentos.

"Geovani não foi inteiramente honesto com a Norma. Seja por medo ou por outro motivo, ele deixou essa situação oculta na vida do casal. Ao saber do diagnóstico, ela ficou sem reação e, realmente, agora fica o questionamento se a relação vai continuar ou chegou ao fim", conclui Paulo Figueiredo.