Câmera Record Câmera Record mostra a luta da mulher que já pesou 310 kg

Câmera Record mostra a luta da mulher que já pesou 310 kg

Programa aborda as dificuldades que Rogelia Mattos enfrenta para deixar a obesidade extrema. O tratamento começou durante a pandemia e entrou em uma fase desafiadora. É logo depois do Domingo Espetacular, na Record TV

Rogelia Mattos conta o seu drama para a equipe do Câmera Record

Rogelia Mattos conta o seu drama para a equipe do Câmera Record

Divulgação/Record TV

O Câmera Record deste domingo (16) mostra a luta da mulher que não sai da cama por causa do peso e começou tratamento durante a pandemia.

"Ver a claridade do lado de fora, sensação que eu não tinha há muito tempo... me emociona só de lembrar".

O sentimento de liberdade é a grande recordação de um dos dias mais difíceis da vida de Rogelia Mattos. Depois de quatro anos, a professora aposentada saiu da casa em que mora no Rio de Janeiro pela primeira vez. Ela foi resgatada por um grupo do Corpo de Bombeiros e levada até um hospital para iniciar um tratamento rigoroso contra a obesidade.

O resgate aconteceu no final do ano passado. Na época, era difícil até saber qual o peso exato de Rogelia, já que ela não conseguia nem se levantar da cama. "Se eu passasse mal, de repente, como eu iria ser socorrida? Foi uma coisa que me assombrou durante muito tempo, eu não dormia", lembra.

Segundo os médicos, Rogelia chegou aos 310 quilos. No hospital, conseguiu perder peso. Mas o sonho de uma cirurgia bariátrica não se concretizou imediatamente. "Era um quadro de obesidade extrema. Realmente não tinha condição da paciente levantar, nem da gente conseguir operá-la naquele momento. Então, a gente via que era uma situação em que o paciente realmente precisava de um preparo por um bom tempo, para colocá-la em condições cirúrgicas", explica o cirurgião Luiz Gustavo de Oliveira e Silva, um dos médicos de Rogelia.

Nossa equipe acompanhou o resgate, que foi marcante também para os bombeiros. "Cada atendimento é único. E nós aprendemos muito com ela", diz Renata Oliveira, enfermeira do Corpo de Bombeiros. Durante as nossas gravações, parte da equipe participou de um reencontro emocionante com Rogelia.

Mas não são só os bombeiros que guardam ensinamentos. Professora aposentada, Rogelia marcou a vida de muitos alunos, que agora só querem vê-la bem. "Ela era uma professora sensacional. Não só na educação, mas dentro de casa, ajudando minha mãe, conversando com a minha mãe. Ela sempre foi uma professora incrível", lembra Pamela Conceição, que ficou sabendo de toda a situação pelo Câmera Record.

A torcida pela recuperação ganha força dentro de casa. "O amor que eu tenho pela Rogelia é muito grande, então eu me esforço o máximo que eu posso pra ela poder se sentir bem", diz o marido dela, Jorge Roberto de Matos. Agora, eles estão juntos em uma etapa muito delicada do tratamento, acompanhada de perto pela nossa equipe: Rogelia deixou o hospital e precisa seguir perdendo peso, para voltar a andar e fazer a tão sonhada redução de estômago. Será que ela vai conseguir?

O Câmera Record vai ao ar neste final de semana (16), depois do Domingo Espetacular, com apresentação de Luiz Fara Monteiro, na Record TV.

Últimas