Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmera Record mostra como é a vida sem energia elétrica em regiões do Brasil 

Programa deste domingo (26) faz uma expedição por cenários remotos da Amazônia que logo se transformam em uma viagem no tempo

Câmera Record|Do R7

Câmera Record faz uma expedição por cenários remotos da Amazônia
Câmera Record faz uma expedição por cenários remotos da Amazônia Câmera Record faz uma expedição por cenários remotos da Amazônia

Neste domingo (26), o Câmera Recordfaz uma expedição por cenários remotos da Amazônia, que logo se transformam em uma viagem no tempo.

Desembarcamos na Ilha de Marajó, no norte do Pará. A região possui 530 mil habitantes - metade vive sem energia elétrica.

Seu José Leal e Dona Sebastiana Cardoso moram na ilha há mais de 30 anos. "Nunca teve energia", diz seu José. A família recorre a pequenos geradores, lanternas e até mesmo lamparinas.

Fogão só à lenha e, sem geladeira, as famílias da região usam técnicas primitivas para preservar alimentos. "A gente tem que arrumar e salgar, passar o sal", explica Sebastiana, ao guardar um pedaço de carne.

Publicidade

A ausência de eletricidade cria outras situações surpreendentes. As comunidades isoladas não têm qualquer contato com TV e internet. As escolas da região também não possuem energia elétrica e, muitas vezes, a lição de casa é feita à luz de velas ou lamparinas.

Uma situação que se torna ainda mais difícil para quem precisa lidar com o inesperado. Jacirene Corrêa, parteira da região, já trouxe bebês ao mundo no meio da escuridão. "Não dá pra ver nada. Eu fico com medo de errar", ela diz.

Publicidade

"A região Norte, naturalmente, com inúmeros desafios técnicos e logísticos, é a região menos atendida. É essencialmente onde está esse problema de pessoas ainda sem acesso à energia elétrica", diz Ricardo Baitelo, coordenador de projetos do Instituto de Energia e Meio Ambiente.

A estimativa é de que quase 1 milhão de brasileiros vivam hoje sem acesso à energia elétrica.

Publicidade

Para Andreia de Souza, a rotina sem luz terminou em tragédia. A família dela sofreu um grave acidente causado pelo combustível de uma lamparina. "Foi um desespero total, foi tipo um filme de terror. Eu perdi meu bebê, ele tinha apenas 1 ano e seis meses... dói demais", ela conta, emocionada.

O Câmera Record vai ao ar neste domingo (26), logo após A Fazenda 13, com apresentação de Marcos Hummel.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.