Câmera Record Câmera Record mostra os desafios de um superobeso no interior de Minas Gerais

Câmera Record mostra os desafios de um superobeso no interior de Minas Gerais

Programa deste domingo (27) vai exibir a batalha de Rodrigo Dias que pesa quase 300 kg e luta há 30 anos contra a obesidade

Rodrigo Dias enfrenta a superobesidade e todas as suas consequências há 30 anos

Rodrigo Dias enfrenta a superobesidade e todas as suas consequências há 30 anos

Divulgação/RecordTV

Neste domingo (27), na semana em que é promovido o Dia Mundial da Obesidade, o Câmera Record mostra a batalha de um brasileiro que já dura 30 anos e se aproxima dos 300 quilos.

Rodrigo Dias Araújo, de 41 anos, enfrenta a superobesidade e todas as suas consequências: problemas graves de saúde, a limitação para se movimentar e a distância forçada de quase tudo o que ele ama.

"Minha vida de volta é eu ter condições de andar. Pegar minha mãe aqui, ir à igreja com ela, pegar minha filha também e passear. Ter condições de trabalhar para ter alguma coisa na vida," desabafa.

Em casa, na cidade mineira de Ipatinga, Rodrigo depende da família para fazer tudo. O irmão, Renato, precisa levantá-lo toda vez que vai ao banheiro ou toma banho. A tia, Maria Aparecida, é quem prepara a comida. Por causa do peso, ele não tem um emprego há 12 anos e sequer consegue se deitar para dormir. Só descansa sentado na cama.

"Se eu deitar aqui, eu não aguento ficar cinco segundos. Parece que vai tampar minha respiração," explica.

A esperança de uma transformação está parada há mais de dez anos em uma fila. Rodrigo ocupa a 38ª posição na espera por uma cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde. Paralelamente, lançou uma campanha na internet para arrecadar dinheiro e tentar um tratamento particular.

"Eu creio que isso vai se resolver. Eu tenho fé em Deus que nessa vida eu ainda vou conseguir realizar meu sonho," afirma.

Rodrigo não sabe ao certo quanto pesa, já que não consegue sair de casa. Por isso, a equipe de reportagem precisa levá-lo dentro de um carro a uma balança especial para veículos.

O resultado vai ao ar neste domingo (27), logo após o Domingo Espetacular, às 23h15, no Câmera Record, com apresentação de Marcos Hummel.

Últimas