Conteúdo exclusivo "Fico feliz em ver que a nossa música está em ótimas mãos", diz Thiago Gimenes

"Fico feliz em ver que a nossa música está em ótimas mãos", diz Thiago Gimenes

O preparador vocal e jurado do Canta Comigo Teen conta como avalia tecnicamente os cantores e dá conselhos para jovens artistas

Thiago Giemes conta como avalia tecnicamente os cantores

Thiago Giemes conta como avalia tecnicamente os cantores

Arquivo Pessoal

Thiago Gimenes é, antes de tudo, um músico de bases clássicas. Formado em Composição e Regência pela UNESP, se especializou em Voz e Arranjo Vocal pela Berklee College of Music — uma das mais importantes faculdades de música do mundo — e, desde 1995, ensina teoria musical, piano e preparação vocal. Mais recentemente, Thiago embarcou em uma experiência diferente, a de compor o painel de 100 jurados da competição musical Canta Comigo Teen.

Em entrevista ao site oficial, Thiago dividiu um pouco da sua experiência no programa e, logo de cara, se definiu como um jurado técnico. Como não poderia ser diferente, a partir da formação do músico, Thiago acha "muito importante o candidato ter, além de uma identidade vocal e atitude, um controle técnico de sua voz".

Para complementar as habilidades técnicas, Thiago também valoriza um timbre de voz com bastante identidade e revela quais são as qualidades que chamam a sua atenção: "Se o candidato conseguir se entregar na interpretação da canção e se divertir, com toda certeza me conquista e me emociona", revela.

Thiago também dividiu algumas das dificuldades em julgar jovens talentos e contou como direciona suas críticas de uma forma mais construtiva. "Assim como o corpo todo, a voz dos jovens ainda está em formação, e eu tento sempre mostrar um caminho de estudo para que eles consigam desenvolver sua voz e sua performance numa totalidade."

Por outro lado, existe um lado bom em guiar os pequenos que podem ser mais receptivos aos comentários: "Os adultos já possuem muitos 'vícios vocais', enquanto os jovens absorvem melhor as dicas e são mais maleáveis", completa.

Arriscar é o segredo

Ao longo de sua carreira, Thiago se especializou em alguns estilos musicais especificamente: jazz, soul e blues. Por conta de toda essa bagagem, o músico nota quando os pequenos cantores variam no repertório e tentam impressionar com gêneros musicais diferentes: "Amo quando o candidato escolhe uma música de qualquer estilo que seja e consegue imprimir sua marca. Isso é muito difícil de ver, até mesmo em cantores adultos, e eu fico encantado ao ver jovens com tanta personalidade", conta.

Ele se emociona ao pensar no começo de sua carreira e como se identifica com os jovens do Canta Comigo Teen. Com décadas de experiência no mundo da música, Thiago explica a sensação de assistir os pequenos artistas arriscando tudo na tentativa de iniciar na carreira musical. "É emocionante demais! Ver o amor pela música, a coragem em se arriscar e a confiança em si que muitos candidatos apresentam é inspirador! Fico feliz demais em ver que a nossa música está em ótimas mãos, e honrado em poder ouvir tantos talentos ao vivo", diz.

"Ver o amor pela música, a coragem em se arriscar e a confiança em si que muitos candidatos apresentam é inspirador!"

Thiago Gimenes

"Explorem seus potenciais!" Esse é o principal conselho de Thiago Gimenes para os jovens que sonham em trabalhar com entretenimento. "Cantem, escrevam, aprendam um instrumento para ter independência musical. Hoje, existe muita informação gratuita na internet e esse acesso nos permite sermos muito mais do que cantores", completa.

Por último, ele deixa um recado aos fãs da competição, sobre o que ainda está por vir nos próximos episódios: "Grandes talentos, vozes surpreendentes e muita emoção! Um Brasil diverso em vozes e estilos muito bem representado por jovens inspiradores", finaliza.

Acompanhe o Canta Comigo Teen! O reality vai ao ar no Hora do Faro, todo domingo, a partir das 15h15, na Record TV.

* Sob supervisão de Juliana Lambert

Últimas