Conteúdo exclusivo "Muitos ali vão ter um futuro brilhante", diz cover de Ozzy Osbourne

"Muitos ali vão ter um futuro brilhante", diz cover de Ozzy Osbourne

Cantor de rock Tomé revela que é exigente na hora de avaliar a performance dos jovens talentos do Canta Comigo Teen

  • Conteúdo exclusivo | *Marina Sakai, do site oficial

Rodrigo Tomé, cover de Ozzy Osbourne, conta quais são os jeitos certeiros de conquistá-lo

Rodrigo Tomé, cover de Ozzy Osbourne, conta quais são os jeitos certeiros de conquistá-lo

Edu Moraes/Record TV

O jurado do Canta Comigo Teen, Rodrigo Tomé, tem experiência nos palcos. Ele é vocalista da banda Ozzmosis, um tributo ao grande cantor de rock Ozzy Osbourne. Além de se parecer com o astro da banda britânica Black Sabbath, ele chama atenção pela semelhança na voz.

Entretanto, Tomé também tem uma vocação na área lingúistica: é professor de inglês e italiano, o que também o ajuda a performar com excelência. Ao topar o desafio de se tornar jurado do Canta Comigo Teen, competição musical focada em jovens talentos, ele usa toda a sua experiência para agregar no desenvolvimento dos pequenos.

Em entrevista ao site oficial, Tomé logo no começo se definiu como "jurado coração mole". Para balancear alguns dos jurados mais técnicos e exigentes do programa, ele tenta motivar os competidores: "A cada participante que sobe no palco, eu realmente não estou julgando, mas sim torcendo", diz.

"A cada participante que sobe no palco, eu realmente não estou julgando, mas sim torcendo"

Tomé

Tomé já chegou para compor o painel de 100 jurados do Canta Comigo (versão para adultos) e acredita que a versão para jovens talentos é mais delicada, pelo simples fato de que as vozes dos jovens e eles próprios ainda estão em desenvolvimento, então não pode exigir demais. "Fisicamente, eles não têm grave ainda, então não levo isso tanto em consideração. Outra coisa é a entrega: eu não posso querer ver entrega numa música de amor não correspondido - por exemplo, cheia de emoção —, sendo que eles nunca vivenciaram isso", explica.

Onde focar a atenção

Quando um competidor sobe ao palco, a primeira coisa que Tomé repara é o timbre da voz, e diz que é sempre legal ouvir timbres diferentes e únicos. Essa não é, entretanto, a única forma de conquistar o jurado, que explica que "mesmo que seja um timbre mais comum aos ouvidos, se for uma música de entrega 100% do candidato, com certeza é mais fácil levantar e cantar junto!"

É difícil de esconder, Tomé é fã de Rock 'n' Roll. Como cover do Ozzy Osbourne, ele conta que curte uma boa performance no gênero, mas que não se restringe: "Sou do rock, mas gosto de boa música. Independentemente do estilo, cantou bem, me emocionou, vou levantar e cantar junto!"

Ele ainda deixa algumas dicas para os jovens que querem se aventurar no estilo musical. "Rock é atitude e feeling. Para cantar rock, tem que gostar muito, conhecer a letra, saber do que está falando e saber transmitir a emoção da música", recomenda.

O músico se utiliza de sua experiência com idiomas e bagagem ensinando inglês e italiano para julgar os jovens cantores. Ele presta atenção nas escorregadas de pronúncia que os pequenos às vezes dão e explica por que é importante estudar a canção. "Pronúncia de inglês e italiano são as minhas especialidades. Às vezes, uma palavra pode mudar o contexto todo de uma frase", diz.

Perseverança e disciplina são duas palavras que resumem o conselho de Tomé para  as carreiras profissionais e escolares de todos os jovens que desejam entrar para o mundo da música. "Dedicação ao seu instrumento, seja ele qual for, lembrando que a voz é um instrumento também, e disciplina. Mantenha um número de horas correto e organizado para os estudos, já que a criança ou adolescente tem que estudar para a escola também. Estudar para tirar 10 na escola e estudar música para se manter afiado", completa.

Tomé se inspira nos pequenos cantores que apostam tudo no palco do Canta Comigo Teen. "Eles são muito corajosos. Eu não teria essa coragem na adolescência", diz ele.  O músico ainda expressa sua esperança depositada nos jovens, que considera extremamente talentosos: "A gente vê que muitos ali vão ter um futuro brilhante na música."

O Canta Comigo Teen está quase terminando, e Tomé avisa que o público pode esperar "muita emoção, gente talentosíssima no palco e jurados com o coração na boca." Ele ainda diz que há muita emoção ainda por vir na grande final e que os jurados "torcem para cada um que pisa no palco". O cantor finaliza mandando um beijo ao público e uma única exclamação: "Fiquem ligados!"

Acompanhe o Canta Comigo Teen! O reality vai ao ar no Hora do Faro, todo domingo, a partir das 15h15, na Record TV.

*Sob supervisão de Juliana Lambert

Últimas