Conteúdo exclusivo Otorrino das estrelas dá dicas sobre cuidados com a voz artística

Otorrino das estrelas dá dicas sobre cuidados com a voz artística

Reinaldo Yazaki, jurado do Canta Comigo Teen, conta o que procura nos candidatos do reality e como tomar conta da voz para saúde e longevidade

Reinaldo Yazaki explica como a ténica e o talento se juntam para criar a perfeição na voz

Reinaldo Yazaki explica como a ténica e o talento se juntam para criar a perfeição na voz

Edu Moraes/Record TV

Reinaldo Yazaki começou na medicina em 1997, quando ingressou na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para a sua graduação. Desde então, Reinaldo se tornou um dos mais reconhecidos otorrinolaringologistas da voz artística do país. O médico atua cuidando da saúde vocal de diversos cantores e celebridades e é referência na área.

Mais recentemente, Reinaldo embarcou na proposta de compor o painel de 100 jurados do Canta Comigo Teen, e usar sua experiência para ajudar jovens cantores a utilizar suas vozes da forma correta.

"Eu me considero um jurado moderado", revelou Reinaldo ao site oficial. Nem muito bonzinho, nem muito exigente, o médico entende que é visto como um mentor e por isso, se assumir uma postura rígida demais, pode desmotivar os participantes. "Eu costumo dizer que, como médico de artistas, eu veiculo sonhos e possibilito que pessoas os busquem, então eu não posso ser um jurado duro demais", explica.

"Eu veiculo sonhos e possibilito que pessoas busquem os seus sonhos"

Reinaldo Yazaki

Reinaldo já carrega a experiência de ter sido jurado do Canta Comigo, versão da competição musical para adultos, e conta sobre os contrastes entre os programas. Para ele, julgar jovens traz muito mais responsabilidade na hora de expressar os comentários e críticas.

"Tratamos de uma faixa etária que ainda não tem a mínima maturidade para poder receber frases mal colocadas ou palavras muito ríspidas. Temos que, a todo momento, pensar no que estamos falando."

Ele tenta direcionar as pontuações sempre no melhor sentido. "Em se tratando de jovens talentos, nós temos que transformar todas as críticas em soluções possíveis para aquele tipo de problema, de maneira a sempre mostrar que não está tão bom, mas tem por onde seguir."

Pensando em outra perspectiva, Reinaldo também diz que a emoção em um programa que foca em jovens é muito maior. "Sem sombra de dúvidas, é muito mais emocionante ser jurado de um reality de jovens cantores. O coração lacrimeja mais quando vemos os pequenos expondo o seu melhor da forma mais espontânea possível nas artes do microfone", relata.

Ténica aliada a paixão

Como um especialista na voz artística, a parte técnica é extremamente importante para o Dr. Yazaki. "A afinação é primordial, a forma como [o competidor] usa as diversas regiões da voz, os registros."

Porém, ele revela que algo que o ganha todas as vezes é quando o artista imprime um pouco do seu toque pessoal em músicas de artistas famosos. Em relação à voz, Reinaldo diz que sempre presta atenção na qualidade da voz como um todo: "Eu fico ouvindo a sensação de um nariz tampado demais, ou uma rouquidão que aparece consistentemente em algumas regiões mais agudas da canção, um ar que escapa, um esforço maior, o que denota que [a voz] não tem tanta saúde."

O médico explica que é uma combinação da saúde estrutural da voz e o talento artístico do competidor. "A voz artística não pode levar em consideração somente a saúde, mas também não adianta uma voz bonita ser estruturalmente doente, porque eu sei que a pessoa pode passar para a próxima fase e pode não ter voz depois para conseguir competir na semifinal, por exemplo. É impossível que eu, como médico, dissocie a parte de saúde estrutural das pregas vocais com a parte da voz artística de performance perfeita como ela deve ser", completa.

Entre outros parâmetros utilizados pelo médico para avaliar os candidatos, ele destaque: "A presença de uma voz cristalina, límpida e se o indivíduo evitou o agudo de um refrão porque ele quis repaginar a canção ou porque ele não conseguiu fazer. Se é uma decisão artística eu libero, se não, eu não levanto", diz.

Como tomar conta da voz?

Alguns cuidados são essenciais para a longevidade e manutenção da voz artística. O doutor Reinaldo recomenda, para os jovens que planejam continuar desenvolvendo suas vozes: "Tenham uma equipe que cuide da sua voz, um otorrino dedicado à voz, se possível artístico, um fonoaudiólogo dedicado à voz, e um professor de canto que deve ser o tutor, a pessoa que acompanha a longo prazo essas vozes em direção à maturidade vocal. Além disso, um check up vocal anual com laringoscopia e, se nunca fez fonoterapia, faça pelo menos uma vez para aprender os exercícios mais corriqueiros da prática".

Como conselho adicional, ele indica que os jovens pratiquem o canto com frequência. "Do ponto de vista de performance vocal, a minha sugestão é que nunca parem de cantar, nem uma semana sequer. Por outro lado, também não abusem da quantidade de canto ao longo da semana, porque isso também pode levar a pequenos machucados ou lesões das cordas vocais", recomenda.

O reality já está na reta final, e Reinaldo conta um pouco sobre o que o público pode esperar para o último episódio: "Vai ser a maior emoção do mundo! Podem esperar disputas acirradas, com muita emoção, muitas lágrimas de amor pelas artes e paixão pelo cantar", finaliza.

Acompanhe o Canta Comigo Teen! O reality vai ao ar no Hora do Faro, todo domingo, a partir das 15h15, na Record TV.

*Sob supervisão de Juliana Lambert

Últimas