-
O Domingo Espetacular mostrou o caso de Enzo Ribeiro Lobo, de 18 anos, que foi espancado por Rubens Prudente Correia Neto, de 21 anos, que estaria cumprindo um suposto trote após ingressar em uma faculdade particular de Agronomia. O crime aconteceu durante uma festa de rodeio e seria um suposto trote universitário, em Santa Cruz das Palmeiras (SP). Em entrevista à Record TV, o rapaz falou sobre o traumas após a violência sofrida
-
O estudante relata que tem tido dificuldades para realizar tarefas que eram comuns em seu dia a dia, desde que foi agredido: "Não consigo sair na rua e nem dormir direito". A mãe do jovem, Maria Ribeiro Lobo, conta que ele nunca deu trabalho: "Menino maravilhoso, sempre educado e tem muitos amigos".
-
João Lucas Lunardi, amigo de Enzo, falou sobre o estado em que o encontrou: "Um machucado enorme no rosto, rachadura, a bochecha inchada, o braço ralado". O rapaz chegou a ficar cerca de 7 horas desacordado após o episódio. O agressor vem de uma família nobre e seu avô é homenageado em uma rua dentro de um condomínio
-
O delegado que está à frente do caso, Sebastião Picinato, comentou sobre o ocorrido: "Uma ação premeditada, um comportamento torpe, dissimulado, que prejudica e impossibilita a defesa da vítima".
-
Existem suspeitas de que o delito tenha sido cometido por conta de um suposto trote universitário, em que o calouro [Rubens] teria que espancar alguém durante a festa. Enzo recebeu diversas mensagens de solidariedade e também de denúncias, que podem ajudar nas investigações. "Ele me bateu sorrindo. Deu um soco e começou a dar risada. Os amigos dele gravando, ninguém fez nada", desabafa.
-
O advogado da vítima Alan Minutentag conta que o jovem possivelmente não foi a única vítima e que uma mulher teria o procurado e se oferecido para ser testemunha: "Vamos apurar e levar para o conhecimento das autoridades", relata.
-
Outros casos de trotes universitários que deram errado também já repercutiram nas mídias. Em 2019, Rômulo Pessoa, que fazia curso de design digital, foi atacado pelas costas e agredido diversas vezes na região do rosto, ocasionando em 21 pontos e uma fissura no crânio. "Eu queria entender o que e como aconteceu. Foi sem motivo nenhum", lamenta.
-
Rubens não foi preso. O calouro prestou depoimento na delegacia, mas não quis falar com a imprensa. A advogada Maria Maluf falou sobre os trotes: "Os demais participantes podem sim serem responsabilizados pelo Código Penal".
O Domingo Espetacular vai ao ar todos os finais de semana, às 19h45, na tela da Record TV.