O sonho de riqueza leva homens às profundezas da terra. Em busca de pedras preciosas, garimpeiros brasileiros descobriram o que pode ser a maior esmeralda do planeta.
O achado deu origem a uma história envolvendo trapaças, mistério e a disputa por poder. A esmeralda, encontrada há 12 anos em Pindobaçu — cerca de 370 quilômetros de Salvador, foi parar nos Estados Unidos. E a disputa para decidir quem tem direito à pedra de R$ 1 bilhão continua até hoje.
A pedra pesando quase 400 kg era tão grande que os garimpeiros que a encontraram não conseguiram calcular o valor exato. Eles tinham apenas uma certeza: estavam diante de uma fortuna. Ela recebeu o apelido de Esmeralda Bahia e logo despertou a cobiça de muita gente.
O americano Tony Thomas garante que comprou a maior esmeralda do mundo. Ele diz que pagou pela pedra, mas nunca a recebeu. E, por isso, procurou a Justiça dos Estados Unidos.
Os empresários brasileiros que estavam responsáveis pela pedra dizem que nunca negociaram a esmeralda com Thomas. Hoje a pedra está guardada em um cofre sob a guarda das autoridades americanas.
Assista ao vídeo: