Domingo Espetacular "O maior medo da família inteira é que você siga os meus passos", avisa Marcola ao filho

"O maior medo da família inteira é que você siga os meus passos", avisa Marcola ao filho

Polícia interceptou plano de fuga envolvendo o criminoso, sua família e os advogados; veja a cobertura do Domingo Espetacular

Polícia faz operação e intercepta plano de fuga de Marcola

Polícia faz operação e intercepta plano de fuga de Marcola

Reprodução/Record TV

O Domingo Espetacular acompanha as investigações contra o líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marcos Camacho, popularmente conhecido como Marcola. O criminoso é apontado por organizar um plano de fuga para libertar ele e outros companheiros.

Em 2021, a polícia desconfiou das conversas de Marcola com as visitas: diálogos sem nexo que aparentavam ser cheios de códigos. Os agentes descobriram que se tratava de mensagens cifradas de um plano de fuga.

Nas conversas, ele e os comparsas utilizavam as iniciais dos dois maiores tribunais do país para se referir aos planos. "STF" se referia a invasão à Penitenciária Federal de Brasília para realizar o resgate de líderes da facção. Já o "STJ" indicava o sequestro de autoridades ligadas ao Sistema Penitenciário Federal — para que estes fossem trocados por presos.

Além disso, eles tinham um terceiro plano chamado de "Suícida", que seria posto em prática caso o primeiro fracassase e consistia em uma rebelião dentro do Sistema Prisional Federal com a provável tomada do servidor público como refém.

Na operação para interceptar o plano, a polícia apreendeu um caderno de duas advogadas, atreladas a Marcola, com todos os detalhes da fuga. Além disso, foram encontrados documentos que indicam que o PCC utiliza o nome de países como codinomes dos integrantes da facção. 

Estima-se que o número de integrantes do PCC ultrapasse 30 mil no país todo. 

Em conversas com a esposa, Marcola se mostra muito amoroso e tenta sempre tranquilizá-la em relação a sua própria vida, que estaria correndo risco. "De alguma forma, tenho como saber o que está acontecendo", declarou o preso a respeito dos integrantes da facção que podem estar tramando contra ele.

Ele também orienta o filho, de 13 anos, a parar de brincar com arma e que não se envolva no mundo das drogas. "O maior medo da família inteira é que você siga os meus passos", revela Marcola.

Veja mais detalhes sobre a reportagem: 

Acompanhe o Domingo Espetacular aos finais de semana, a partir das 19h45, na tela da Record TV.

Últimas