Domingo Espetacular Profissionais de saúde relacionam uso de pomada capilar com cegueira temporária

Profissionais de saúde relacionam uso de pomada capilar com cegueira temporária

Somente em um dia, 100 pessoas procuraram um hospital público do Rio de Janeiro apresentando a doença

Pacientes apresentam cegueira temporária após uso de pomada para modelar o cabelo

Pacientes apresentam cegueira temporária após uso de pomada para modelar o cabelo

Reprodução/Record TV

O Domingo Espetacular mostrou que algumas marcas de pomadas para modelar o cabelo, utilizadas casualmente ou em salões de beleza, podem causar risco à saúde dos consumidores.

No Rio de Janeiro, mais de 100 pessoas procuraram uma hospital público com queimadura nos olhos em apenas um dia. ''Essa pomada escorre para os olhos no momento que lavam os cabelos, molham na chuva ou então mergulham em piscina. Vai para o olho, danifica o olho, queimando a córnea'', alertou a médica Anna Beaztriz Simões.

Imediatamente o paciente começa a sentir ardência ocular. Os olhos ficam vermelhos e ocorre o embaçamento visual. O diagnóstico é ceratite ocular, um tipo de inflamação na córnea que causa cegueira temporária, inclusive nas crianças.

A professora universitária Jaqueline Gomes de Jesus passou pela situação e no seu caso foi difícil retirar o produto. ''Eu fiquei usando dois colírios, um para hidratar e outro antibiótico durante dez dias'', relembrou.

A professora de cosmetologia e farmacêutica Bárbara Lorca recomenda que os consumidores comprem apenas produtos registrados, preferindo pomadas com solventes à base de água. ''É o solvente mais empregado, não só para o público adulto, mas para o infantil, principalmente'', explicou.

A Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro se mobilizou para identificar as marcas que estão causando essa cegueira temporária nos consumidores. Depois dos relatos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a venda, fabricação e mandou recolher os lotes da marca Cassu Braids, que se pronunciou dizendo que está buscando esclarecimentos sobre a situação.

Veja a matéria na íntegra:

O Domingo Espetacular é exibido aos finais de semana, às 19h45, na Record TV.

Últimas