Glossário

Alta Definição
Nessa tecnologia estão envolvidos investimentos por parte das emissoras que precisam de câmeras filmadoras de alta definição, estúdios bem preparados – porque nas imagens em alta definição não escapam falhas estéticas – edição e tratamento de imagens em alta definição.
Analógico
Sinal contínuo que transporta informação na forma da variação de grandezas físicas como amplitude ou freqüência.
Anatel
Agência Nacional de Telecomunicações. Órgão regulador do setor no Brasil.
Antena Parabólica
Antena utilizada quase sempre para comunicação com satélites. O formato parabólico garante teoricamente que todos os sinais paralelos que atingem a antena se concentrem sobre um único ponto, o foco.
Apontamento
Posicionamento e direcionamento correto da antena parabólica para permitir a máxima recepção do sinal de um satélite.
ASB (Advanced Set-top Box)
Aparelho que, conectado ao televisor e à rede de cabo, permite a convergência de diversos serviços como acesso à Internet, TV interativa, VOD etc.
Aspecto
Nas televisões de tubo o aspecto é de 4:3. Isso quer dizer que a imagem é projetada na tela numa relação de 4 unidades de largura por 3 de altura. Nos aparelhos de alta definição, essa relação é de 16:9, o que resulta em ganho de imagem lateral.
Azimute
Ângulo formado entre a projeção vertical do satélite na Terra e o norte geográfico, contado em sentido horário. É o ângulo para o ajuste horizontal de uma antena parabólica.
Backbone
Literalmente, espinha dorsal. Cabo troncal de uma rede. Em CATV é o cabo central instalado em um prédio.
Banda
Termo que designa uma determinada faixa de freqüências do espectro eletromagnético.
Banda C
Faixa de freqüências de microondas situada entre 3,7 GHz e 4,2 GHz. É utilizada na comunicação por satélites e também em links terrenos. O termo é usado também para designar os primeiros serviços de TV via satélite, que usavam essa faixa de freqüências.
Banda Ku
Faixa de freqüências de microondas, de 10,95 GHz a 12,7 GHz, utilizada entre outras coisas para aplicações espaciais e nos serviços de DTH.
Banda L
Faixa de freqüência na qual se encaixam os canais recebidos de satélites após sua passagem pelo LNB. Varia de acordo com a freqüência do sinal original.
Banda Larga
Faixa ampla de freqüências, usada para vídeo e serviços integrados em geral, com som, imagens e dados.
Bandwidth
Largura de banda, caracterizada pelos limites máximo e mínimo ou pela diferença entre eles; um grupo contínuo de freqüências.
BER (Bit Error Rate)
Índice que mede a quantidade de erros (e portanto a qualidade) de um sinal digital.
Bidirecional
Rede que permite o tráfego de sinais nos dois sentidos simultaneamente.
Bit Rate
Velocidade de uma transmissão digital, expressa em bps (bits por segundo) e múltiplos.
Bps
Bits por segundo. Medida de velocidade de transferência de dados.
Brilho
O brilho de um televisor diz respeito à quantidade de luz emitida. Compare esse índice entre vários aparelhos semelhantes na hora da compra. A medição é feita em candelas por centímetros quadrados. A candela é uma unidade que numera a intensidade da luz.
Broadcast
Radiodifusão em canais abertos, de livre acesso ao público. Também chamado de TV aberta, em oposição à TV paga.
C/N (Carrier to Noise)
Relação portadora/ruído. Valor que mede a qualidade de um sinal.
Cable Modem
Modem que utiliza a rede de TV a cabo ao invés da linha telefônica para transferir informações em alta velocidade.
Cabo Coaxial
Cabo condutor para conduzir sinais de forma isolada do ambiente (blindado).
Cabo CVI
Também chamado de videocomponente. São cabos independentes de áudio e vídeo. Se diferenciam pela cor. Aparelhos de DVD são ligados à TV por esse tipo de cabo.
Cabo DVI
Faz a conexão entre a televisão e o computador. É ligado plugado diretamente na placa de vídeo do PC.
Cabo HDMI
Esse cabo é resultado de muitos avanços tecnológicos. Com ele, não precisa mais de um emaranhado de cabos para boa qualidade de som e imagem. O conector junta tudo em um único fio em sua transmissão, evitando perda de qualidade de áudio e imagem como acontece com os cabos individuais. É comprado separadamente da televisão. Operadoras de TV paga fornecem junto com os decodificadores - aparelhos instalados na casa do cliente das operadoras de TV paga que já funcionam como conversores.
Cabo Óptico
Cabo que contém uma ou mais fibras ópticas em seu interior.
Canal
Banda de freqüências que carrega alguma forma de informação.
Canal Aberto
Canal de livre acesso (recepção gratuita).
Canal Central (Center Channel)
Saída de sinal monofônico resultante da soma do canal esquerdo com o canal direito, empregado em sistemas de Home Cinema, pelo Dolby Pro-Logic e semelhantes.
Canal de Retorno
Em uma rede de TV a cabo, é o canal que possibilita o tráfego de informações da casa do assinante ao headend.
CATV (Community Antenna Television)
Termo hoje usado como sinônimo de TV a cabo. Designava antigamente as antenas comunitárias usadas nos EUA e que deram origem aos sistemas de cabo.
Cinescópio
Nome técnico do tubo de imagem utilizado nos televisores convencionais.
Closed Caption
Apresenta, através de legendas, o som original do programa, desde que o mesmo tenha sido gravado neste sistema. Nos EUA, este sistema é obrigatório, a fim de beneficiar os deficientes auditivos.
Codificação
Descaracterização do sinal para torná-lo ininteligível, a menos que seja restaurado com o decodificador adequado.
Codificador
Dispositivo que faz a codificação.
Compressão Digital
Técnica de compressão de sinais digitais de vídeo e áudio em que se agrupam bits iguais ou redundantes, reduzindo-se assim a largura de banda necessária para a transmissão da informação. No espaço ocupado por um canal não comprimido pode-se colocar diversas técnicas de compressão de sinais digitais de vídeo e áudio em que se agrupam bits iguais ou redundantes, reduzindo-se assim a largura de banda necessária para a transmissão da informação. No espaço ocupado por um canal não comprimido pode-se colocar divers.
Contraste Dinâmico
Muitos fabricantes apresentam esse termo como uma taxa de contraste específica para imagens escuras e em movimento. Essa característica deve ser totalmente desprezada porque cada fabricante usa um método para indicar tal proporção. O que vale mesmo é o contraste estático ou apenas contraste, que são sinônimos.
Contraste Estático
Característica que dá a sensação de profundidade da imagem. A taxa de contraste significa os tons de imagens entre o branco e o preto. Um índice 60.000:1 (lê-se sessenta mil por um) nada mais é do que a existência de 60 mil variações de cinza entre as cores preta e branca. Portanto, quanto maior esse número, melhor.
Controle Remoto
Permite controlar operações básicas do aparelho à distância. Existem diversos tipos de controle remoto: Simplificado: controle com 9 ou 10 teclas que operam as principais funções do televisor. Total: opera todas as funções do televisor. Multimarcas: controla as funções básicas de TV, videocassete e decodificadores de TV a cabo de marcas diferentes. Universal: este controle é projetado para comandar qualquer equipamento de áudio e vídeo. Unificado: o controle comanda TV e vídeo de mesma marca. Luminoso: é possível ser usado no escuro, uma vez que as teclas do controle iluminam-se automaticamente quando estão em ambientes de pouca luz.
Convergência
Tendência tecnológica e de mercado de integração de diversos serviços, incluídos transporte de vídeo, dados e telefonia em um mesmo meio.
Conversor
Equipamento instalado na casa do assinante que converte os canais recebidos pelo cabo em canais sintonizáveis pela TV.
Conversor Analógico/Digital (A/D)
Equipamento utilizado com a finalidade de transformar sinais analógicos de áudio ou de vídeo em sinais digitais.
Conversor Endereçável
Conversor que pode ser habilitado e desabilitado a distância pela operadora. Possibilita, por exemplo, serviços como pay-per-view.
CRT
Tubo de raios catódicos. É o tubo de imagem usado nos televisores convencionais. Também é conhecido como cinescópio. O tubo de imagem normalmente ocupa muito espaço na parte traseira do televisor.
dB
Unidade logarítmica padrão utilizada, entre outras coisas, para quantificar ganhos e perdas de potência em dispositivos tanto de entrada quanto de saída.
DBS (Direct Broadcast Satellite)
Satélite de alta potência destinado à transmissão de sinais diretamente para os assinantes. Usado também como sinônimo de DTH.
dBW
Expressão do ganho ou perda, em decibéis, da potência de um equipamento.
Decodificação
Trazer os sinais anteriormente codificados a sua forma original.
Decodificador
Aparelho que permite a visualização de sinais anteriormente codificados.
Definição de Imagem
Indica a qualidade dos contornos e a capacidade de revelar detalhes finos da imagem, como fios de cabelo, por exemplo.
Desligamento Automático
Permite que o televisor seja programado para desligar automaticamente.
Digital
Método que representa informações de qualquer natureza por um código matemático binário. Designa também os sistemas que se utilizam deste método (ex: sinal digital, TV digital).
Digitalização
Transformação de uma informação analógica, seja imagem, som, vídeo ou qualquer outra em uma seqüência de códigos binários.
Dish
Antena parabólica ou esférica.
Dolby Digital (AC-3)
Sistema digital de compressão de áudio extremamente avançado desenvolvido pela Dolby Laboratories, Inc. Permite a geração de até 6 canais totalmente independentes: 3 para as caixas acústicas frontais, 2 para as caixas surround e mais um canal exclusivo (LFE) para alimentar um subwoofer ativo. A resposta de freqüências dos canais frontais e de surround cobre toda a faixa audível (de 20 Hz a 20 kHz), enquanto que o canal LFE cobre as freqüências de 80 Hz para baixo. O resultado é um som simplesmente espetacular, que proporciona uma sensação de envolvimento total. Para que o ouvinte sinta os efeitos especiais que essa tecnologia proporciona é necessário que a fonte tenha a codificação Dolby Digital. É o padrão adotado para o DVD e para a TV de alta definição (HDTV).
Dolby Stereo
Nome do sistema de surround da Dolby na sua versão para os cinemas. O logotipo Dolby Stereo identifica também laser-discs e fitas VHS compatíveis com o sistema Dolby Pro-Logic.
Dolby Surround
Sistema de codificação do canal de surround e do canal central em uma trilha sonora com apenas dois canais (estéreo). A partir dessa trilha sonora estéreo, um decoder Dolby Pro Logic é capaz de extrair o som dos três canais frontais e do canal de surround.
Double Window e Multi PIP
O Double Window permite visualizar duas imagens/canais distintos simultaneamente na TV, sendo estas de tamanho igual e dividindo a tela ao meio. Uma das imagens/canal pode ser proveniente de uma fonte AV externa (1 tuner) ou de um outro programa/canal de uma emissora de televisão (2 tuners). O Multi PIP oferece a exibição de até 12 pequenos quadros na tela em formato de mosaico.
Downlink
Descida do sinal de um satélite.
DTH (Direct to Home)
Serviço de distribuição de sinais do satélite diretamente para a casa do assinante.
DTV
Abreviação de Domicílios com TV.
DVB (Digital Video Broadcasting)
Consórcio europeu formado para definir padrões para a TV digital.
DVD Player
Aparelho capaz de reproduzir som e imagem de alta qualidade a partir de um pequeno disco (DVD) óptico com gravação digital e leitura a laser, semelhante a um CD. Os discos DVD têm potencial para oferecer recursos especiais como comentários do diretor, entrevistas com atores, trailer de apresentação nos cinemas, making of, várias opções de idiomas para os diálogos e para as legendas e até a escolha do ângulo de filmagem preferido em determinadas cenas (desde que as informações estejam contidas no disco).
DVI
Digital Video Interface. Muito utilizada em equipamentos de vídeo digital, como nas TV de plasma, LCD e modelos de DVD player mais modernos. A conexão DVI é a melhor para se ligar a TV a um PC, por exemplo. Com ela os dados são transmitidos no formato digital, apresentando melhor qualidade de imagem (conexões como VGA, Vídeo Componente, S-Vídeo ou Vídeo Composto são analógicas).
Elevação
Ângulo vertical entre o satélite e o plano horizontal. É o ângulo para ajuste vertical da antena parabólica.
Empacotamento
Em TV por assinatura, é o agrupamento de canais com determinada característica que são comercializados conjuntamente por um preço definido pela operadora.
Endereçamento
Sistema que permite controlar o sistema de cada assinante individualmente, determinando que canais ou pacote de canais ele irá receber. Depende de um conversor endereçável e de um software específico. Usado em serviços como pay-per-view, video-on-demand.
Entrada Auxiliar
Entrada localizada na parte traseira do aparelho de som, específica para ligação de outros equipamentos como, por exemplo, um CD-player ou um videocassete.
Entrada para Computador
Conexão que permite utilizar o televisor como monitor de computadores.
Entrada S-Video
Separated Video. São usados dois fios, um para transmitir as informações de imagem e outro para as informações de cor. Permite a separação entre os componentes de luminância (imagem em preto e branco) e crominância (cor). Proporciona melhor qualidade à imagem reproduzida por um videocassete Super VHS, LD player ou DVD player, garantindo um melhor aproveitamento da capacidade de alta resolução dessas fontes, quando comparada com uma entrada de vídeo composto.
Entrada Vídeo Componente
Presente em alguns televisores mais sofisticados e destinada a aceitar os sinais de saída correspondentes gerados por um DVD player. O padrão vídeo componente é intermediário entre o Separated Vídeo (S-Video) e o RGB. Neste padrão são usados três conectores, chamados Y (conector verde), Pb (ou Cb ou ainda B-Y, conector azul) e Pr (ou Cr ou ainda R-Y, conector vermelho). No conector Y são transmitidas as informações de vídeo (imagem preto-e-branco), enquanto nos outros dois conectores, as informações de cor. Através da separação do sinal de luminância (Y) dos sinais de crominância (Pb e Pr), permite aumentar a resolução de imagem e a definição das cores, quando comparadas com as obtidas a partir de uma conexão S-Video ou de vídeo composto. Esta entrada permite receber sinal com o scan progressivo e suporta HDTV.
Entrada Vídeo Composto
É a opção para conexão do sinal de vídeo mais comum e a mais usada nos equipamentos (utiliza conector RCA). Neste tipo de conexão (Video in), o sinal de vídeo é transmitido em apenas um fio, misturando informações de cor (crominância) e brilho (luminância) no mesmo sinal. Por este motivo, se comparada com as conexões S-Video e Vídeo Componente, é a que apresenta qualidade de imagem inferior.
Entradas de Áudio e Vídeo
Permite a conexão de equipamentos de vídeo e áudio ao televisor. Exemplo: VCR, câmeras, videogames, aparelho de som.
Entrelaçamento
Técnica de apresentar uma imagem de vídeo mostrando o quadro completo em duas fases seqüenciais: primeiro as linhas ímpares e em seguida as pares. Isso permite a fabricação de monitores mais econômicos. Os padrões de TV, tanto NTSC como PAL-M, empregam o entrelaçamento. Em computadores, as imagens em resoluções abaixo de 1.024 x 786 são "não entrelaçadas". Os discos DVD trazem imagens originalmente gravadas em vídeo progressivo (sistema oposto ao de entrelaçamento). Então, os aparelhos de DVD efetuam a conversão para o formato entrelaçado, de maneira a torná-las aptas junto a TVs comuns. Na conversão, ocorre perda de qualidade, de forma que melhor se faz utilizar a imagem em seu formato original.
Espectro de Radiofrequências
O conjunto de freqüências eletromagnéticas nas quais é possível trafegar informação. No Brasil, seu uso é regulado pela Anatel.
Estéreo
Sistema de som com dois canais, esquerdo e direito. No caso dos videocassetes, existem dois tipos de gravação estéreo: a linear, com as cabeças de áudio fixas e a hi-fi com cabeças giratórias. No primeiro caso, a resposta de freqüências é limitada, enquanto que no segundo ela cobre toda a faixa de freqüências audíveis (20 Hz a 20 kHz). Os videocassetes estéreo linear não são mais fabricados.
Fiber to the hub
Tipo de arquitetura de rede no qual a fibra óptica chega próxima à casa do assinante e é conectada a um receptor óptico, que converte o sinal óptico em elétrico e transporta-o a partir daí por cabos coaxiais.
Fibra Óptica
Fibras de vidro concêntricas, de espessuras micrométricas, que transportam a luz gerada por um laser. Permite tráfego de grande quantidade de informações analógicas ou digitais.
FM (Frequency Modulation)
Frequência modulada. Em CATV é utilizada para o sinal de áudio.
Fonte de Sinal
Nome dado a todo equipamento que gera sinal de vídeo, áudio ou ambos. Ex. CD, videocassete, DVD, etc.
Formato 16:9
Tipo de formato de tela dos televisores widescreen (formato de tela de cinema). Estabelece a relação de 16 unidades horizontais por 9 verticais. Foi adotado como padrão para o DVD e para a TV digital (HDTV e SDTV). Também pode ser expresso na forma 1,78:1.
Formato 4:3
Tipo de formato de tela da maioria dos televisores convencionais. Estabelece a relação de 4 unidades horizontais por 3 verticais. Também pode ser expresso na forma 1,33:1.
FTC (ou FTTC, Fiber to the Curb)
Tecnologia de distribuição de sinais em que a fibra óptica chega até a calçada do usuário.
FTF (ou FTTF, Fiber to the Feeder)
Tecnologia de distribuição de sinais em que a fibra óptica chega até o alimentador da rede.
FTH (ou FTTH, Fiber to the Home)
Tecnologia de distribuição de sinais em que a fibra chega até a casa do usuário.
Full HD
TVs com 1.080 linhas (1.920 x 1.080 pixels). É superior aos modelos HD ou HD Ready, mas são mais caras porque a qualidade da imagem é melhor.
GEO (Geostationary Earth-Orbit)
Órbita geoestacionária. Designa os satélites que descrevem esta órbita, permanecendo sempre sobre um mesmo ponto refletido na superfície terrestre.
GHz
Medida de freqüência. Corresponde a 1.000 MHz ou 1.000.000 kHz, ou seja, um bilhão de ciclos por segundo.
Grade de Programação
Esquema com a seqüência de programação de um determinado canal durante um determinado período de tempo.
Guia Eletrônico de Programação
Mostra todos os recursos disponíveis na própria tela da TV. É uma nova maneira de escolher programas. Através dele o assinante escolhe seu programa favorito até por categoria, como esportes, notícias e filmes. É exibida também a grade horária com toda a programação da semana.
Habilitação
Ativação remota do sistema do assinante para os serviços contratados. Depende de sistemas endereçáveis.
HD ou HD Ready
Televisores com a partir de 720 linhas - o mesmo que resolução 1.280 x 720 pixels - na formação da imagem. Têm alta qualidade de imagem.
HDMI
High Definition Multimedia Interface. Esta conexão digital permite ligar o sinal de vídeo em alta resolução e o sinal de áudio em multicanais, através de uma única ligação com qualidade extrema.
HDTV
High Definition TV ou TV de alta definição. É um sistema de transmissão televisiva com uma resolução de tela significativamente superior à dos formatos tradicionais (NTSC, SECAM, PAL), que permite a geração de imagens incrivelmente reais. Com exceção de formatos analógicos adotados na Europa e Japão, o HDTV é transmitido digitalmente e por isso sua implementação geralmente coincide com a introdução da televisão digital (DTV).
HDTV (High-Definition Television)
TV de alta definição. Padrão de televisão digital que gera imagens muito mais nítidas e definidas. Na TV digital o formato da tela muda da atual proporção de 3:4 para a de 16:9.
Headend
Central de recepção, processamento, geração e retransmissão do sinal para os assinantes. Termo usado em cabo e MMDS.
HFC (Hybrid Fiber/Coaxial Cable)
Rede híbrida de fibra ótica e cabo coaxial. O padrão de rede usado nos sistemas de TV a cabo, no qual o sinal segue em fibras ópticas do headend até os hubs e daí seguem por cabos coaxiais até a casa dos assinantes.
Hi-Fi Stereo
Reprodução do som com alta fidelidade. O videocassete Hi-Fi Stereo é ideal para a utilização em sistemas de Home Theater.
Home Theater
Em português, Cinema em Casa. Por home theater entende-se a integração de produtos de áudio e de vídeo de alto desempenho, para levar até nossas casas o impacto e a emoção que se tem ao assistir a um filme em uma boa sala de cinema. Um home theater Dolby Pro-Logic, por exemplo, é composto dos seguintes aparelhos: 2 caixas acústicas para os canais frontais (esquerdo e direito), 1 para o canal central, 2 para o surround. Em um sistema composto de caixas tipo satélite ou bookshelf nos canais frontais e de surround é acrescentada mais uma caixa separada para a reprodução das baixas freqüências chamada subwoofer; Receiver ou amplificador com processador Dolby Pro-Logic; DVD player e /ou videocassete Hi-Fi; Televisor, idealmente de 29" para cima, com som estéreo e resolução horizontal de 500 linhas ou mais.
Hz
Hertz. Unidade de medida de freqüência. Corresponde a um ciclo por segundo.
Impedância
Propriedade apresentada por um indutor ou capacitor de oferecer uma maior dificuldade à passagem de corrente alternada. Expressa-se em ohms e varia com a freqüência da corrente alternada aplicada. Define as características de um circuito elétrico para casar aparelhos de entrada e saída de sinal e potência.
Inabilitação
Em uma licitação, é a desclassificação de um concorrente ainda na fase de habilitação.
Interatividade
Transferência de informações pelo mesmo meio, bidirecionalmente e em tempo real. Possibilidade de o usuário interferir na informação transmitida.
Interconexão
Ligação física entre sistemas distintos para permitir o acesso dos assinantes de um sistema ao outro.
Interface
Forma pela qual dois sistemas interagem ou um sistema interage com o usuário. Dispositivo que permite esta interação.
Intervalo Vertical
Espaço entre os frames de um sinal de TV que pode ser usado para a transmissão de informações que não são percebidas pelo aparelho de TV mas que podem ser captadas e transformadas em legendas ou outros tipos de informação, como por exemplo páginas HTML.
IP (Internet Protocol)
O protocolo de comunicação de dados no qual se baseia a Internet. Nele, os dados, sejam de voz, vídeo, imagens ou texto, trafegam em pacotes, que são "montados" na ponta receptora para restaurar a informação original.
IRD (Integrated Receiver/Decoder)
Aparelho receptor e decodificador de sinais de satélite.
Kbps
Kilobits por segundo. Medida de velocidade de transferência de dados. Equivale a mil bps.
LCD
Esse tipo de aparelho gera imagens com mais brilho, mas menor contraste entre o preto e outras cores. Isso porque a luz branca pode vazar um pouco quando se tem cenas que misturam a cor preta e outras. Então, o preto da imagem fica com um pequeno rastro na tela.
LED
O LED é considerado uma evolução do LCD porque não tem a luz branca, única, ao fundo, mas tem um conjunto de microlâmpadas agrupado no fundo do aparelho iluminando uma camada transparente com aberturas que dissipam a luz, como no LCD, mas como não tem uma grande lâmpada, economiza energia elétrica e melhora a definição das cores.
Line-up
Grade de canais distribuidos por uma operadora.
Mbps
Megabits por segundo. Medida de velocidade de transferência de dados. Equivale a um milhão de bps.
Medidor de Sinal do Satélite na Tela
Recurso que permite ao usuário medir a intensidade do sinal do Digital HomeSat na tela da TV. Desta forma, torna-se uma referência para ajustes de apontamento da antena ao satélite durante a instalação.
Microondas
Ondas que estão em faixas de freqüências muito altas, acima de 1 GHz.
Minicom
Ministério das Comunicações.
MMDS (Multipoint Multichannel Distribution System)
Sistema de distribuição de canais de TV por micro-ondas terrestres. Uma das formas de TV por assinatura.
Modem
Abreviação de modulador/demodulador. Dispositivo que converte informações enviadas pelo computador em sinais elétricos, que são enviados pela linha telefônica. Estes são recebidos por um dispositivo equivalente que irá convertê-los de volta em dados.
Modem Integrado
A interatividade do sistema é garantida pela conexão do receptor/ decodificador a uma linha telefônica. Dessa forma, o fluxo de informações, como a utilização do Pay Per View, realiza-se com agilidade e precisão.
Modulação
É a impressão de informações - sinal - em uma onda eletromagnética portadora, o que é feito com a variação de algumas características dessa onda.
Mono
Sistema de som com apenas um canal, ou seja, sem separação entre vozes e instrumentos.
MPEG
Moving Pictures Experts Group.
MPEG-II
Protocolo de compressão de vídeo.
Nomear Canais
Função que permite dar nomes com até 4 caracteres aos canais, facilitando sua identificação durante uma busca.
NTSC (National Television System Committee)
Sistema de transmissão (broadcasting) de imagens de vídeo desenvolvido nos anos 50 nos EUA. É baseado em uma imagem de 525 linhas de definição em 60 Hz. A maioria das fitas de vídeo estão gravadas no padrão NTSC.
Off-set
Tipo de antena para recepção de sinais de satélite com foco deslocado do centro do refletor. As antenas de DTH de banda Ku são deste tipo.
Opções de Idiomas
Recurso que oferece opções de legendas em português, espanhol e inglês (quando disponíveis). Permite que o usuário assista a programas internacionais em diferentes traduções e legendas. Ideal para quem quer praticar outros idiomas ou apenas acompanhar a trilha original do programa.
Operadora
Empresa que distribui sinais de televisão por assinatura, seja por cabo, MMDS ou satélite.
Outorga
Ato de concessão ou autorização de um serviço.
Pacote Básico
Grupo de canais oferecidos pela operadora de TV por assinatura mediante pagamento de taxa básica. Pode conter os canais abertos e alguns exclusivos aos assinantes.
Pacote Premium
Grupos de canais extras que o assinante pode assinar mediante pagamento de taxas adicionais.
PAL (Phase Alternating Line)
Sistema de transmissão de imagens de vídeo (broadcasting) desenvolvido originalmente na Alemanha em 1965. É capaz de reproduzir cores com mais fidelidade do que o NTSC, através de uma correção de erros por realimentação atuante a cada linha reproduzida. O sistema europeu corresponde ao PAL-G, com 625 linhas a 50 Hz. O sistema brasileiro PAL-M é uma adaptação para 525 linhas a 60 Hz. Como a maioria das fitas de vídeo estão gravadas no padrão NTSC, os videocassetes precisam ser compatíveis com os dois sistemas: NTSC e PAL-M.
PAL-M
Padrão de codificação de cor adotado para as transmissões de TV no Brasil e no Laos.
Pay Per View
Sistema pelo qual o usuário escolhe eventos especiais, pagando apenas aquilo que deseja assistir. É como se o assinante tivesse uma locadora em sua casa com acesso total pelo seu controle remoto.
PIP
Picture in picture (imagem sobre imagem). Recurso disponível em televisores Hi-end, que permite visualizar uma imagem pequena proveniente de uma fonte AV externa (PIP de 1 tuner) ou de um outro programa/canal de uma emissora de TV (PIP de 2 tuners) na imagem reproduzida na tela do televisor.
Pirataria
Instalação de um sistema de TV a cabo ou de pontos extras sem o conhecimento da operadora.
Pixel
A menor partícula de formação de uma imagem em vídeo. Uma maior quantidade de pixels indica melhor definição de imagem.
Plasma
O plasma não tem a lâmpada branca no fundo do monitor. A imagem é formada na tela a partir de cada pequeno quadrado de luz, como se o aparelho tivesse uma camada com milhares de minilâmpadas vermelhas, verdes e azuis. A combinação dessas cores forma outras e gera a imagem final na tela.
Plug & Play
Permite a sintonização dos canais de TV automaticamente, assim que o aparelho é ligado na tomada, bastando somente que a antena esteja conectada ao equipamento.
Ponto
Local da casa do assinante em que é possível receber os canais por assinatura.
Ponto Extra
Pontos de recepção do assinante além do ponto inicial no qual é feita a primeira instalação de um sistema de TV paga.
Ponto Principal
Local da conexão do primeiro conversor/decodificador do assinante.
Portadora
Radiofreqüência cuja modulação contém a informação - sinal.
Projeção
Tipo de TV também conhecida como retroprojetor. Nas TVs de projeção, seu conjunto de tubos fica atrás da tela (projeção traseira). A denominação é normalmente dada aos televisores de grande porte (tela de 40 a 80"), também chamados de TVs de projeção ou TVs retro. Utilizam 3 tipos de tecnologias diferentes: tubo, processamento digital de luz (DLP) e cristal líquido (LCD). O projetor emite raios para um espelho que, por sua vez, os projeta para a tela, gerando as imagens. A tecnologia progressive scan, que dobra o número de linhas de resolução, garante a qualidade da imagem. Há equipamentos projetores frontais, que requerem uma tela, vendida separadamente, onde as imagens são projetadas e visualizadas.
RCA
Radio Corporation of América. É um padrão utilizado em praticamente todos os equipamentos de áudio e vídeo. Pode ser usado para diferentes objetivos. Os cabos RCA possuem um plugue em cada extremidade e, para a melhor identificação das funções, na maioria das vezes são coloridos, seguindo as definições abaixo:- Amarelo: Vídeo Composto- Vermelho: Canal Direito (áudio)- Branco ou Preto: Canal Esquerdo (áudio)- Laranja: Áudio Digital (também conhecido como SPDIF)- Verde: Vídeo Componente- Azul: Vídeo Componente- Vermelho: Vídeo Componente.
Receiver
Equipamento de áudio que integra receptor AM/FM, pré-amplificador e amplificador estéreo. Possui saídas para caixas acústicas e apenas entradas de áudio (toca-discos, CD, etc.).
Receiver A/V
Similar ao receiver, porém com entradas de vídeo e processador/decodificador Dolby Pro-Logic, Dolby Digital ou DTS.
Recepção de Canais
Indica que o televisor está preparado para recepção de canais VHF, UHF e de TV a cabo.
Receptor de Satélites
Aparelho que recebe os sinais do LNB e os converte para um dos canais de TV.
Receptor Óptico
Equipamento opto-eletrônico que recebe o sinal óptico e o converte para um sinal elétrico equivalente.
Rede Interna
Parte da rede que é construída dentro de um condomínio para distribuir o sinal para os assinantes.
Relógio
Indica o horário na tela da TV.
Resolução
É uma proporção que relaciona a definição e também as linhas verticais. Quando uma TV é Full HD com resolução de 1920 x 1080 isso quer dizer que ela pode mostrar 1920 pixels na direção horizontal e 1080 na vertical, dando um total de 2.073.600 (1920x1080) pixels em toda a tela.
Resolução Horizontal
Medida expressa em linhas e que representa o grau de nitidez das imagens gravadas ou reproduzidas por um equipamento de vídeo. Quanto maior o número de linhas, maior a resolução. Os televisores de alta resolução são perfeitos para serem ligados, por exemplo, a um DVD player.
RF
Radiofreqüência.
RGB
Red, Green, Blue. Método de geração de cores através da combinação do vermelho, verde e azul. É o padrão no qual TVs, monitores de vídeo, projetores de vídeo e similares funcionam internamente. A conexão RGB utiliza o mesmo tipo de sinalização usado pelo VGA, mas em vez de um único cabo para transmitir todos os fios juntos e um único conector para todos os sinais, envia as informações das cores primárias de vídeo (vermelho, verde e azul) cada uma em um fio. Assim, cada sinal possui sua própria proteção contra interferências, o que não ocorre no VGA. A conexão RGB é melhor do que a VGA, mas, por ser muito antiga, monitores de vídeo modernos que usam conexão VGA oferecem uma qualidade de imagem melhor (com mais resolução e tecnologias mais avançadas) do que os que usam conexão RGB.
Ruído
Nome dado às interferências, como os chiados, que comprometem a qualidade do som. Nos produtos de vídeo, refere-se as interferências visíveis na tela, como os chuviscos.
Saída de Áudio Digital (Óptica e Coaxial)
As saídas digitais óptica e coaxial fornecem sinais gravados tanto em Dolby Digital como DTS para o receiver AV. Isso é fundamental para montar um home theater, pois estes sinais são os responsáveis pelos 5.1 canais de som surround.
Saída de Áudio Variável
Este recurso permite variar o nível de volume da saída de áudio do televisor através do ajuste de volume. Desta forma você pode conectar um equipamento de áudio à TV e fazer os ajustes de volume através do controle remoto do televisor.
Saída Pré-Amplificada
Tomada de saída de áudio como as encontradas em alguns receivers. Normalmente utilizada para ser conectada a amplificadores externos com potências superiores às fornecidas pelo receiver.
Saída S-Video
Separated Video. Saída especial de vídeo de DVD players, LD players e videocassetes S-VHS. São usados dois fios, um para transmitir as informações de imagem e outro para as informações de cor. Ou seja, são separados os componentes de luminância (imagem em preto e branco) e crominância (cor). Garante uma imagem com maior resolução e menos interferências do que a obtida através de uma saída de vídeo composto. Para aproveitá-la é necessário que o televisor tenha a entrada correspondente.
Saída Vídeo Componente
O padrão vídeo componente é intermediário entre o Separated Video (S-Video) e o RGB. Nele são usados três conectores, chamados Y (conector verde), Pb (ou Cb ou ainda B-Y, conector azul) e Pr (ou Cr ou ainda R-Y, conector vermelho). No conector Y são transmitidas as informações de vídeo (imagem preto-e-branco), enquanto nos outros dois conectores, as informações de cor. Através da separação do sinal de luminância (Y) dos sinais de crominância (Pb e Pr), permite aumentar a resolução de imagem e a definição das cores, quando comparadas com as obtidas a partir de uma conexão S-Video ou de vídeo composto. Para aproveitá-la, é necessário que a TV tenha as tomadas de entrada correspondentes.
Saída Vídeo Composto
É a opção para conexão do sinal de vídeo mais comum e a mais usada nos equipamentos (utiliza conector RCA). Neste tipo de saída (Video out), o sinal de vídeo é transmitido em apenas um fio, misturando informações de cor (crominância) e brilho (luminância) no mesmo sinal. Por este motivo, se comparada com as conexões S-Video e Vídeo Componente, é a que apresenta qualidade de imagem inferior.
Saídas de Áudio
Indica a existência de terminal de saída para conexões de áudio.
SAP
Second Audio Program. Segundo canal de áudio, que permite a audição do idioma original de programas dublados, quando a emissora de TV estiver transmitindo com esta opção.
SDTV (Digital Standard Definition Television)
Padrão de TV broadcast digital que transmite múltiplos canais digitais com definição padrão no mesmo espaço necessário a um único canal digital de alta definição HDTV.
SECAM (Sequence Couleur à Memoire)
Sistema de transmissão de imagens de vídeo (broadcasting) introduzido originalmente na França em 1965. É capaz de reproduzir cores com mais fidelidade que o NTSC e o PAL, através de um mecanismo de separação no tempo dos componentes de cor.
Seleção Automática de Canais
Memoriza automaticamente os canais de TV disponíveis em sua região, saltando os canais não disponíveis.
Set-top Box
Termo genérico que denomina o dispositivo de interface entre a rede e o televisor do assinante. Pode ser desde um simples conversor de sinais até um ASB (ver ASB).
Share
Porcentagem de assinantes sintonizados em um determinado programa ou categoria de programação.
Sistema de Cor
Os sistemas de recepção de cores utilizados no mundo são diferentes. PAL-M: utilizado no Brasil NTSC: utilizado nos EUA PAL-N: utilizado na Argentina, Paraguai e Uruguai Quando um televisor trabalha em mais de um sistema, permite sintonizar canais e acoplar um videocassete que funcione em sistemas diferentes do Brasil.
Sleep Timer
Função que programa a TV para desligar-se automaticamente após determinado período de tempo.
Smart Card
Cartão que acompanha o decodificador e que permite a habilitação do sistema.
Smart Lock
Esta função em uma TV permite bloquear canais selecionados com o uso de uma senha. Assim, pode-se evitar que crianças assistam a canais impróprios.
Smart Picture
Ajustes prontos de imagem, que podem ser escolhidos de acordo com o tipo de programa a ser exibido na TV.
Smart Sound
Ajustes prontos de som, que podem ser escolhidos de acordo com o tipo de programa a ser exibido na TV.
Subtitles
Legendas de um filme. A maioria dos discos DVD produzidos para a Região 1 (Estados Unidos e Canadá) vem com legendas em três idiomas (Inglês, Francês e Espanhol), enquanto que os da Região 4 (Brasil) costumam ter legendas em Inglês, Português e Espanhol. No entanto, podem existir discos com até oito idiomas, pois o formato permite essa capacidade.
Surf
Retorna sequencialmente aos últimos canais assistidos. Esta função facilita o "zapping" de canais.
SVGA
Super VGA. Uma evolução natural do VGA. Uma placa de vídeo SVGA é capaz de exibir 24 bits de cor, ou seja, vários milhões. Isto é o suficiente para o olho humano não conseguir perceber diferença nas cores de uma imagem exibida no monitor e de uma foto colorida, por exemplo. Por isso, as placas de vídeo SVGA são também chamadas de "true-color" ou "cores reais". Suporta vários modos de vídeo diferentes, que vão desde 320 x 200 pontos com 32 mil cores, até 1280 x 1024 pontos com 16 milhões de cores. Os monitores SVGA mais atuais muitas vezes suportam resoluções superiores a 1600 x 1200. Em um painel HDTV, este tipo de conexão permite ligá-lo a um PC ou computador portátil, tornando-o um monitor de grandes dimensões.
Tamanho da Tela
Medida diagonal do televisor em polegadas.
Tela Azul
Recurso presente em televisores que permite trocar a tela com chuviscos, quando a recepção é muito ruim ou o canal está vazio, por uma tela azul. Ao mesmo tempo, o ruído de áudio é também eliminado.
Tela Plana
Nome utilizado para definir os cinescópios sem curvatura, ou seja, que tendem fisicamente para um plano perfeito.
Tempo de Resposta
O tempo de resposta medido em milissegundos serve para determinar o tempo de formação da imagem na tela. Isso evita que cenas rápidas como de games deixem rastros na tela. Quanto menor o número, mais próxima do real será a imagem.
Timer ON/OFF
Recurso da TV que permite ligá-la e/ou desligá-la no horário desejado.
Tuner
Circuito ou equipamento cuja função é captar os sinais das emissoras de rádio ou TV. Normalmente vem embutido nos televisores, videocassetes e receivers, mas também pode ser adquirido à parte (no caso do sintonizador AM/FM). Pode ser analógico ou digital.
TV Digital
A televisão digital é um formato de transmissão e até 2007 era oferecida no Brasil apenas por operadoras de TV à cabo ou via satélite como a NET, Sky e TVA. Há quase dois anos, o país passou a adotar um sistema de transmissão de sinal digital dos canais de televisão aberta.
TV por Assinatura
É um serviço que distribui o melhor da programação mundial, mediante o pagamento de uma mensalidade.
TVRO (TV Receive-Only)
Recepção direta de sinais abertos do satélite pelo público. Hoje é sinônimo de antena parabólica.
Uplink
Subida do sinal para o satélite.
Velocidade de Propagação
Velocidade na qual uma onda eletromagnética viaja.
VGA
Vídeo Graphic Adapter. Em um painel HDTV, este tipo de conexão permite ligá-lo a um PC ou computador portátil, tornando-o um monitor de grandes dimensões. Oferece boa qualidade de imagem, pois usa fios independentes para cada sinal de vídeo (vermelho, verde, azul, sincronia horizontal e sincronia vertical), mas é inferior ao padrão DVI. O VGA foi uma grande revolução sobre os padrões de vídeo mais antigos. Em modo gráfico a resolução é de 640 x 480, com a exibição de 256 cores simultaneamente, que podiam ser escolhidas em uma palheta de 262.000 cores. Mais tarde, foi aperfeiçoado para trabalhar também com resolução de 800 x 600, com 16 cores simultâneas. O conector VGA tem 15 pinos.
Video-on-demand ...
Serviço interativo em que o assinante escolhe o filme que deseja assistir e a que hora. O sistema, que ainda não existe no Brasil e quase não é aplicado no resto do mundo, permite ao assinante pausar, voltar ou correr o filme como quiser...
Widescreen
Formato de tela padrão 16:9, ou seja, a relação estabelecida é de 16 unidades horizontais por 9 verticais. É o mesmo usado nas telas de cinema.
A Rede Record informa que não oferece vagas de emprego, prêmios ou participação nos programas por e-mail