Evento traumático pode prejudicar alterações no funcionamento do cérebro
Pexels/ David GarrisonO Fala Brasil mostrou como situações de violência podem trazer prejuízos que vão muito além do financeiro. O influenciador Carlinhos Maia que teve o apartamento invadido meses atrás revelou que está com síndrome do pânico.
Ele falou sobre o afastamento temporário das redes sociais em um vídeo. "Vou tirar um tempo para mim porque não estou 100%", declarou Carlinhos.
A decisão está relacionada a síndrome do pânico, que ele já tem há anos, mas se intensificou após o assalto que sofreu em seu apartamento em maio de 2022.
Assim como Carlinhos, muitas vítimas ficam traumatizadas com situações de violência e o impacto vai muito além das perdas financeiras.
A neuropsicanalista Priscila Gasparini explica que um evento traumático pode prejudicar alterações no funcionamento do cérebro e o desequilíbrio leva a diferentes quadros de problemas psicológicos. "Esse trauma pode bloquear neurotransmissores de serem produzidos. Isso gera o transtorno do pânico", revela.
A lembrança desconfortável é comum, mas é diferente do trauma que precisa de tratamento. "Se passou de um mês, e a pessoa ainda está com preocupações, tendo vários impedimentos [na rotina], a gente orienta a buscar um especialista", explica a neuropsicanalista.
Veja a reportagem na íntegra:
O Fala Brasil é exibido de segunda a sexta, às 8h40, e aos sábados, às 7h35, na Record TV.