-
O Fala Brasil mostra histórias de pacientes da bariátrica e retrata suas vidas antes e depois do procedimento cirúrgico. Segundo médicos especialistas, muitas vezes, o problema da volta do ganho de peso após a cirurgia bariátrica se dá por meio de distúrbios emocionais que levam a compulsão alimentar
-
Patrícia, que perdeu 105 quilos, revela como sua vida mudou após a bariátrica: "Eu renasci. Reaprendi a comer, a conviver na sociedade e a me olhar no espelho". Ela conta que agora não existem mais os olhares de julgamento e exclusão que direcionados a ela anteriormente, devido ao seu peso. Justifica também a grande quantidade de espelhos na sua casa, atualmente, com a perda de peso.
-
Já Alice, perdeu 44 quilos, mas recuperou 8. "Eu ganhei mais qualidade de vida", conta. E completa dizendo que hoje tem mais vontade de viver, devido à perda de peso.
-
Além da melhora de vida depois do emagrecimento, todos os pacientes que se submetem a essa cirurgia compartilham de um sentimento em comum: o medo de recuperar o peso perdido. Um estudo realizado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), revelou que mais de 90% dos operados tiveram ganho de peso depois do tratamento
-
A pesquisa também informa que a maioria desses pacientes apresenta transtorno de compulsão alimentar leve. Já a outra parte, a forma grave da doença. É importante considerar que a cirurgia consiste na redução do estômago, que fica com a capacidade diminuída para receber alimento e absorver calorias. Mas, caso os hábitos alimentares não mudem, o órgão pode expandir de tamanho novamente
-
Segundo Sérgio Barrichello, cirurgião do aparelho digestivo, existem várias formas de realizar essa redução, todas seguras e eficientes para o controle do peso. Contudo, ele alerta que a manutenção dos resultados depende de acompanhamento profissional de curto e longo prazo. "Se o paciente não se readequou, de fato, ele vai voltar a comer", alerta.
-
O médico também explica que o esse ganho de peso após o procedimento é inevitável quando a pessoa operada volta a ingerir alimentos calóricos em abundância. Sérgio conta que muitos pacientes já possuem a compulsão alimentar antes mesmo da bariátrica, por isso, é muito importante ter também um acompanhamento psicológico.
Acompanhe histórias de superação como essa no Fala Brasil. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h40, e aos sábados, a partir das 7h35, na RECORD.