Fala Brasil Exclusivo: Ibama demorou três anos para demitir funcionário corrupto

Exclusivo: Ibama demorou três anos para demitir funcionário corrupto

A suspeita é de que o acusado receberia propina para liberar desmatamento ilegal

O Ibama, principal órgão fiscalizador do meio ambiente do país, demorou três anos para demitir um funcionário corrupto, apesar das provas. Marcos Oto Cesar é acusado de adulterar documentos para favorecer madeireiras de todo o país, o que ajudou a aumentar o desmatamento.

Citada na reportagem, a Indusparquet enviou uma nota à reportagem:

"Sobre a menção à Indusparquet e a suposta ilegalidade de suas atividades abordada na matéria, a Indusparquet declara que as conclusões a que chegaram as autoridades competentes, IBAMA e Ministério Público Federal, reconheceram a idoneidade e origem comprovada da madeira, chegando desta forma a conclusão de que toda madeira em questão teve origem legal e comprovada. Em DESPACHO DECISÓRIO Nº 18/2019/SUPES-SP do IBAMA do dia 06 de junho de 2019 concluiu que os DOFS apresentados pela empresa atestaram a legalidade da madeira. Trecho da decisão: "Importante esclarecer, todavia, que tal conduta não foi praticada pela Empresa, pois tais 211,557 m3 foram recebidos com os respectivos DOFs, que já foram juntados a este processo (doc. 2624003, pp. 32/63)".

Em DESPACHO-OFÍCIO de DECISÃO DE ARQUIVAMENTO número 832/2019 do dia 18 de agosto de 2019, o Ministério Público Federal concluiu que "a madeira tem origem legal e dois dos três autos de infração já foram anulados pelo próprio IBAMA, restando apenas a questão formal dos lançamentos no sistema DOF", item este que não tem qualquer relação com legalidade de madeira e sim com questões administrativas, o que significam diferenças burocráticas nos controles internos da empresa.

As avaliações dos processos em questão, bem como os julgamentos que já ocorreram se deram por técnicos do IBAMA de diversas unidades da federação, profissionais de carreira e competência. Os processos têm recebido análise técnica, racional e rigorosa.

A Indusparquet é uma empresa 100% nacional, com mais de 50 anos de história. Todas as suas atividades sempre foram pautadas pela seriedade e ética. Recebe com frequência o reconhecimento e chancela de importantes selos ambientais nacionais e internacionais, que atestam as suas boas práticas de preservação do meio ambiente."

Últimas