A Primeira Fake News

“Eva foi enganada. E assim como ela, muita gente ainda cai nas meias verdades hoje"

As meias verdades já existem desde o Jardim do Éden

As meias verdades já existem desde o Jardim do Éden

Divulgação/Record TV

Hoje as conhecemos como fake news, mas as meias verdades já existem desde o Jardim do Éden. Lembra dos cinco minutos de fama da serpente? A falsiane falou:

“É assim que Deus disse (como se ela tivesse autoridade para falar em nome de Deus): Não comereis de toda a árvore do jardim?

“E disse a mulher à serpente (não devia nem ter dado conversa à sem gracinha): Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

“Então a serpente disse à mulher (sinceramente, o que a mulher estava fazendo conversando com aquelazinha?!): Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Gênesis 3:1-5

Só que ninguém se tornou como Deus e nem deixamos de morrer. Eva foi enganada. E assim como ela, muita gente ainda cai nas meias verdades hoje.

Conclui-se então que se tem alguém que inventou o fake news foi aquela danada lá no Éden, a pioneira da mentira, a serpente, mas da onde ela tirou a ideia? Ah... aí é que tá, antes dela já havia um influencer na terra...

E esse influencer só tinha a serpente pra usar lá no Éden, o que foi o suficiente para o estrago que tanto queria. Hoje, porém, ele não precisa se esforçar tanto, basta ver o tanto de gente que adora divulgar fake news. Não há nada que possamos fazer a respeito desses infelizes, a não ser esperar que a lei venha puni-los um dia (difícil, mas não impossível).

O importante é que não sejamos vítimas de fake news, pois diferente de Eva, hoje temos muito mais acesso a informações, podemos questionar, procurar conhecer e entender melhor antes de formarmos uma opinião a respeito daquilo que ouvimos, assistimos e lemos por aí.

Ainda bem que dia 19 de Janeiro está chegando e muitas verdades serão reveladas na novela Gênesis,  às 21h, na Record TV

Últimas