Pedra na sandália de Isaque

"As pessoas erroneamente pensam que Deus faz acepção de pessoas, que Ele escolhe o mais bonzinho ou o mais fraquinho e, na verdade, Deus escolhe com critérios bem mais profundos"

"Podemos dizer que os maiores problemas de Isaque e de Rebeca vieram com os filhos"

"Podemos dizer que os maiores problemas de Isaque e de Rebeca vieram com os filhos"

Reprodução/Record TV

Quem conhece a história de Isaque superficialmente, pensa que por ele não ter passado por tantos problemas seu pai, ter se casado com uma linda donzela escolhida a dedo por Deus, e ter herdado tudo prontinho de Abraão, que Isaque não tem tanta lição para nos dar. No entanto, podemos dizer que os maiores problemas de Isaque e de Rebeca vieram justamente com os filhos.

Primeiramente, o casamento de Esaú com as duas mulheres do povo vizinho foi totalmente contra a fé de seus pais, afinal, como prepará-las para dar continuidade à benção de Abraão se nem em Deus elas criam?

Depois, Jacó se passou de Esaú, enganando Isaque e tomando a benção que era de seu irmão, e assim se tornando seu inimigo número. Jacó então foge para a casa de seu tio Labão, e pior, sem data de retorno. E no capítulo desta quarta, veremos Esaú apertar ainda mais o calo do pai, decidindo se casar com a filha de alguém que já deixou bem claro que odeia Isaque.

Sem notícias de Jacó e com a vingança escancarada de Esaú, Isaque e Rebeca praticamente perdem a família que tanto amaram, cuidaram e educaram. Imagina o clima no acampamento?

O comportamento vingativo de Esaú só prova mais uma vez porque Deus havia escolhido a Jacó. As pessoas erroneamente pensam que Deus faz acepção de pessoas, que Ele escolhe o mais bonzinho, ou o mais fraquinho, ou o mais isso ou aquilo, e na verdade, Deus escolhe com critérios bem mais profundos, onde só Ele pode ver, lá no coração de cada um de nós.

Em vez de Esaú se enxergar e se arrepender de se achar o tal ao ponto de vender sua primogenitura por um prato de guisado de lentilhas, Esaú se voltou contra seus pais, contra Jacó e contra Deus. É por isso que seu fim será esquecível, diferente de seus pais e seu irmão, que ainda hoje nos ensinam.

Últimas