Entrevistas Cenógrafo de Gênesis explica as mudanças durante a fase Abraão

Cenógrafo de Gênesis explica as mudanças durante a fase Abraão

Helton Minosso contou detalhes dos 40 cenários de estúdio e três construções externas usadas em duas fases da superprodução

  • Entrevistas | Raíza Chaves, do site oficial*

Tons terrosos predominam na fase atual da novela

Tons terrosos predominam na fase atual da novela

Reprodução/Record TV

Em uma cidade cenográfica localizada em uma área de 1000 m², em Vargem Grande, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, a novela Gênesis dá vida aos sonhos e recria não só a cidade onde Abrão nasceu, mas os lugares por onde ele passou. O espaço idealizado somente para as fases Ur e Abraão conta com, aproximadamente, 40 cenários de estúdio e três construções externas, além das locações na região.

Com grandes produções no currículo, como A Escrava Isaura e Os Dez Mandamentos, Helton Minosso, cenógrafo responsável pela trama, contou como funciona o processo de criação dos cenários.

"A gente entende o personagem, fala com o diretor-geral e, em seguida, trabalhamos em cima de um histórico, com licença poética", disse.

Assim como em outros trabalhos, o cenógrafo realizou pesquisas e conversou com o diretor-geral. Helton revelou que toda a fase de Ur foi inspirada na Babilônia e também apontou curiosidades sobre a fase Abraão.

"Em toda a cidade cenográfica de Ur, tínhamos uma tonalidade mais azul, com todas as referências do muro da Babilônia. Na fase Abraão, seguimos um pouco Ur e começamos a entrar nos acampamentos, com uma estrutura mais orgânica. As cores seguem a mesma paleta, com tons mais terrosos", contou.

Helton fez questão de ressaltar a parceria da cenografia com a computação gráfica, departamentos que precisam estar alinhados na dinâmica do trabalho.

"A cenografia e a computaçao gráfica trabalham praticamente juntas. Você não tem uma cidade cenográfica sem a computação gráfica. A gente faz uma parte para ela funcionar nas cenas e a computação gráfica entra para dar a grandiosidade, complementa virtualmente. Temos muitos cenários virtuais, todos em chroma key [técnica para substituir um fundo de cor sólida por outra imagem]. A gente trabalha em um conceito com tudo na mesma linha", finalizou.

Acompanhe a novela Gênesis, de segunda a sexta às 21h, na Record TV. Aos sábados, assista no mesmo horário aos melhores momentos da trama. Capítulos na íntegra e cenas extras podem ser assistidas também pelo PlayPlus.

*Sob supervisão de Juliana Lambert

Últimas