Entrevistas Norival Rizzo revela bastidores de cirurgia no crânio que chocou internautas

Norival Rizzo revela bastidores de cirurgia no crânio que chocou internautas

Ator que interpreta Kissare em Gênesis contou que a sequência da trepanação foi dividida em partes e exigiu mais empenho mecânico do que emocional

  • Entrevistas | Raíza Chaves, do site oficial*

Norival Rizzo revela que a sequência que reproduziu a trepanação foi dividida em partes

Norival Rizzo revela que a sequência que reproduziu a trepanação foi dividida em partes

Blad Meneghel/Record TV

A sequência da novela Gênesis em que acontece a cirurgia na cabeça (trepanação) no sumo-sacerdote Kissare (Norival Rizzo) marcou o capítulo da última terça-feira (23) e deixou os telespectadores curiosos sobre o momento. Afinal, naquela época ainda não existia anestesia e o procedimento continua sendo visto como algo delicado até hoje.

Em entrevista ao site oficial, o ator comentou sobre a difícil sequência, que foi dividida em partes durante a gravação. Norival revela que as cenas exigiram mais empenho mecânico do que emocional:

"Ainda não consigo imaginar a pessoa ser operada na cabeça naquela época. Era a sangue frio e na hora de gravar a cena, fiquei imaginando como poderia ter sido isso. Na sequência, o sumo-sacerdote estava meio desacordado, as pessoas o seguravam e era feita a cirurgia. Pensei que tipo de dor precisava sentir", disse.

Naquela época, a cirurgia era realizada a sangue frio

Naquela época, a cirurgia era realizada a sangue frio

Reprodução/Record TV
Objetos utilizados na cirurgia da época

Objetos utilizados na cirurgia da época

Raíza Chaves/ R7

O método, muito usado na antiguidade, consistia em perfurar uma parte do crânio do paciente. Naquele tempo, muitos acreditavam que, com a trepanação, poderiam curar e libertar o paciente dos demônios. Então, na esperança de fazer o sumo-sacerdote sobreviver aos ferimentos, Sagai furou o crânio de Kissare.

A sequência contou com um cuidado especial e reprodução dos instrumentos usados na época. Outra curiosidade sobre o momento é que como não existia anestesia, a cirurgia era feita com o paciente meio dormindo, meio acordado.

Acompanhe as emoções de Gênesis de segunda a sexta-feira, a partir das 21 horas, na tela da Record TV e assista a todos os capítulos e cenas extras pelo PlayPlus.

*Sob supervisão de Juliana Lambert

Últimas