O que foi a batalha no Vale do Sidim?

Na batalha do Vale do Sidim, quatro reis do Norte se rebelaram contra outros cinco reis

Na batalha do Vale do Sidim, quatro reis do Norte se rebelaram contra outros cinco reis

Blad Meneghel/Record TV

O que foi a batalha no Vale do Sidim?

A batalha do Vale de Sidim foi uma batalha onde quatro reis do Norte (Quedorlaomer, rei de Elão, Anrafel, rei de Sinear, Arioque, rei de Elasar e Tidal, rei de Goim) fizeram guerra contra as cinco cidades do Vale de Sidim. Essas cidades foram fundadas para pagarem tributo por doze anos, mas se rebelaram no décimo terceiro ano.

Assim, essa rebelião contra reinos da Mesopotâmia deu início a uma das mais antigas guerras que se tem notícia: a guerra dos quatro reis contra cinco.

Como resultado, os quatro reis do Norte derrotaram os cinco reis das cidades da Planície. Todas as cidades-estado derrotadas foram saqueadas. Entre essas cidades estavam Sodoma e Gomorra. Como o vale tinha muitos poços de extração do betume, quando os soldados de Sodoma e Gomorra fugiram, muitos caíram nesses poços. Já os sobreviventes fugiram para os montes.

Vale destacar que, quando os reis do Norte entraram em Sodoma, roubaram os bens e levaram o povo como escravo. Mas, a única coisa que Quedorlaomer e os outros reis que conquistaram a vitória não esperavam era que, entre os moradores de Sodoma levados como escravo, estava o sobrinho de Abrão.

Últimas