Benegrip Multi Dia e Noite Benefícios do inverno que você provavelmente não sabia

Benefícios do inverno que você provavelmente não sabia

Estação mais fria do ano pode ser uma grande aliada para a sua saúde

O inverno é um forte aliado para o nosso metabolismo

O inverno é um forte aliado para o nosso metabolismo

Pixabay

O inverno muitas vezes é associado a mudanças negativas no corpo, mas a estação mais amena do ano também nos traz grandes benefícios que são frequentemente ignorados. Engordamos mais no frio? As dores ficam piores? O cabelo cai mais? Todas essas questões variam muito de pessoa para pessoa, mas de uma forma geral, o inverno é um forte aliado para o nosso metabolismo.

Frio ajuda na perda de peso?
Como alerta a Dra. Cintia Rios Camilo, médica cirurgiã plástica e especialista em longevidade, existe aquela ideia de que quando o frio chega, chega também a vontade de ingerir alimentos mais calóricos. Apesar de muitos acharem que o inverno traz mais fome, isso é mais um fator psicológico do que físico e o inverno pode até ser um grande colaborador para o emagrecimento.

Quando os termômetros indicam baixas temperaturas, o organismo precisa produzir mais energia para manter o corpo aquecido, fazendo com que o metabolismo aumente. Porém, isso não significa que o gasto calórico vai gerar perda de peso. A perda ou o ganho de peso não depende da temperatura a qual estamos submetidos e sim ao nosso modo de vida e hábitos alimentares. Então, se você optar por hábitos e alimentação saudável, você poderá ter uma perda de peso na região mais fria do ano.

Frio deixa a pele mais bonita?
Não podemos afirmar cientificamente que a chegada do inverno deixa a pele mais bonita, porém ocorre um maior controle da oleosidade, os poros não se tornam mais evidentes e os inchaços nas pálpebras e ao redor dos olhos podem ocorrer com menos intensidade. O que pode ser observado, segundo a Dra. Cintia, é uma pele com um tom mais rosado na região do nariz e das bochechas.

O que deixa a pele mais bonita no inverno é cuidar dela. Hidratação adequada e constante com o uso de sabonetes neutros e menos agressivos, alimentação saudável e protetor solar. Esses cuidados, sim, vão deixar sua pele linda e pronta para enfrentar o frio.

Diminui o inchaço corporal?
O frio diminui o inchaço corporal sim. Isso se deve ao fato de que, no calor, o corpo precisa resfriar e, para que isso ocorra, os vasos sanguíneos se dilatam, fazendo com que os líquidos que ficam alojados nesses vasos saiam e fiquem alojados entre as células, provocando o inchaço. Esses sintomas não ocorrem durante as temperaturas mais baixas. Então, no inverno, esses sintomas diminuem, reduzindo também o inchaço corporal.

Inverno é a melhor estação para cirurgias plásticas?
Isso depende muito de cada paciente, mas o inverno é a época mais aconselhável para procedimentos estéticos e existem alguns fatores que explicam isso. Pacientes que se submetem a cirurgias plásticas no inverno têm mais conforto no pós-operatório, pois não passam pelo sofrimento do calor em excesso e se submetem menos ao calor do sol. Além disso, o frio ameniza sintomas como edemas e inchaços e diminui o desconforto, principalmente em procedimentos que exigem o uso de cintas pós-cirúrgicos. O clima frio ainda ajuda a obedecer a restrições médicas no quesito repouso, tão necessário ao paciente. Além disso, o paciente que escolhe operar no inverno estará totalmente recuperado e pronto para curtir o verão.

O frio traz benefícios para o cabelo?
Pessoas que costumam se queixar de fios oleosos geralmente ficam muito felizes no inverno!  Como afirma o Dr. João Gabriel Nunes, especialista em tricologia, a produção das glândulas secretoras sebáceas diminui bastante deixando os cabelos com mais volume e menos oleosos. O inverno é a época preferida dos pacientes para fazer o transplante FUE já que não tem tanta incidência de raios solares e também a oleosidade é menor nessas temperaturas.