Benegrip Multi Dia e Noite Nariz começou a atrapalhar? Saiba como descobrir se é gripe ou alergia

Nariz começou a atrapalhar? Saiba como descobrir se é gripe ou alergia

Obstrução nasal, coriza e espirros são sintomas comuns durante o inverno. Especialista explica como diferenciar os incômodos

A gripe é contagiosa e pode desencadear febre

A gripe é contagiosa e pode desencadear febre

Pixabay

É só chegar o inverno que o nariz começa a atrapalhar. Coriza, obstrução e espirros são incômodos comuns durante os dias frios. Os sintomas podem estar relacionados à gripe ou uma crise alérgica, e podem ser facilmente confundidos.

“São bem semelhantes, mas a gripe é contagiosa e pode desencadear febre, o que não acontece na alergia”, explica Priscila Osório, alergologista da Medcenter Policlínica Copacabana.

O vírus da gripe costuma agir no corpo de 5 a 7 dias, podendo chegar até 10 em casos mais intensos. Sabe aquele cobertor guardado ou o casaco encostado desde o ano passado? Saiba que poeira, ácaro e mofo estão entre os principais agentes causadores. A alergia não possui tempo específico de duração, depende do controle e do contato.

“O tratamento para a gripe, na maioria das vezes, é sintomático. A alergia engloba controle do ambiente, medicações e imunoterapia quando indicado”, conta a profissional.

Uma avaliação médica adequada para levar em conta a história clínica, exame físico e exames pode ajudar a fechar o diagnóstico.