-
É difícil encontrar alguém que nunca tenha sofrido com dores de cabeça. A maioria é vítima da chamada cefaleia tensional, uma pressão moderada. Em segundo lugar, está a enxaqueca, que atinge mais de 30 milhões de pessoas no Brasil. O médico neurologista Eduardo Sousa explicou a diferença de cada uma e os principais sintomas no Hoje em Dia; entenda
-
De acordo com o IBGE, 140 milhões de brasileiros têm dores de cabeça, número que representa mais da metade da população do país
-
Em entrevista à Record TV, o neurologista Eduardo Souza explicou as diferenças entre as dores: "Cefaleia e dor de cabeça são a mesma coisa. A enxaqueca já é um dos tipos que existem, são mais de 100 diferentes, e ela é o segundo mais comum, perdendo apenas para a cefaleia tensional", disse.
-
O médico explica que algumas pessoas são mais suscetíveis: "É um neurotransmissor que faz com que o cérebro seja mais reativo que o normal. Isso leva a uma dor mais recorrente, intensa. É uma doença com múltiplos sinais, associados a náuseas e vômitos, mais difícil ter o controle da dor, compulsões alimentares e uma gama de outros sintomas. É crônica, mas tem controle", relata.
-
Ana Cristina tem enxaqueca desde a pré-adolescência e foi facilmente diagnosticada devido ao histórico familiar: "Comecei a ter com uns 13 anos, na mudança hormonal. É uma dor muito forte que só passa depois de tomar remédio e ficar isolada em um quarto escuro. Não adianta fazer outras coisas, não cessa", desabafa.
-
Ana sabe que ainda não existe cura e sofre bastante com o problema: "Não é uma dorzinha. É algo que você passa um dia deitada na cama, fica incapacitada de ir a qualquer compromisso". Ela também descobriu quais são os gatilhos que ocasionam as crises: "Tive que anotar o que eu tinha feito no dia, comido e bebido. Foi identificado que era no período pré-menstrual, estresse e tristeza".
-
Ela toma antidepressivos como parte do tratamento e também faz acupuntura: "Diminuem muito as crises". Em casa, Ana também uma máscara relaxante por 20 minutos ao dia.
O Hoje em Dia vai ao ar de segunda a sexta, às 10h, na tela da Record TV.