Você sabia que o simples ato de carregar o celular ou tablet em tomadas USB, ou conectá-lo à internet em redes de Wi-Fi públicas, pode colocar todo o conteúdo armazenado no aparelho em risco? O Hoje em Dia conversou com especialistas e mostra como proteger seus dados e evitar golpes virtuais. Confira!
Os equipamentos podem ser encontrados em aeroportos, restaurantes, casas noturnas, shoppings e até em alguns transportes coletivos. Mas esse sistema de carregamento via USB foi motivo de alerta nos Estados Unidos: o Ministério Público de Los Angeles recomendou que os cidadãos não utilizem os carregadores em locais públicos, já que estão sujeitos a um ciberataque
Um ataque virtual pode trazer prejuízos reais. "Um telefone celular é mais do que um portador de conteúdo. Ele é uma porta de acesso para toda a sua vida digital. Muitas informações não estão no celular, mas estão no seu banco, na nuvem ou em aplicativos que você salva suas fotografias ou músicas. Então, o celular é a porta de entrada para um criminoso obter suas identidades digitais e ter acesso a todas as informações. Eventualmente, pode fazer uma compra em seu nome, realizar uma assinatura digital em algum serviço ou extrair dinheiro do banco", relata Claudio.
"Atualmente, é muito fácil comprar aquela bateria portátil que cabe na bolsa e no bolso. Além disso, vale destacar que precisa instalar um programa de proteção para o celular, assim como coloca no computador", finaliza Claudio.
Acompanhe esse e outros quadros no Hoje em Dia! De segunda a sexta, a partir das 10h00 na Record TV