Veja Cuidando de Quem Cuida Comprometida com as trabalhadoras domésticas, a marca Veja atua a favor da categoria

Comprometida com as trabalhadoras domésticas, a marca Veja atua a favor da categoria

Por meio do programa Veja Com o Coração, Veja busca conscientizar a sociedade sobre a importância da profissão

Dentro do programa Veja Com o Coração, a marca Veja e o R7 lançaram o livro Cuidando de Quem Cuida

Dentro do programa Veja Com o Coração, a marca Veja e o R7 lançaram o livro Cuidando de Quem Cuida

Reprodução/Portal R7

Diariamente, milhares de pessoas limpam, lavam, cozinham e cuidam da casa em todo o país. Mas, enquanto alguns fazem isso como uma obrigação diária de cuidados com a própria residência, mais de 6 milhões de mulheres atuam profissionalmente como trabalhadoras domésticas, segundo informações de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de essa ser a profissão que mais emprega mulheres no país, menos de 30% são registradas e têm direitos trabalhistas garantidos (Dados da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, parceira de Veja).

Presente no dia a dia das trabalhadoras domésticas, a marca Veja, que é autoridade quando o assunto é limpeza e está comprometida com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 10 – Redução das Desigualdades , da ONU(Organização das Nações Unidas), criou o programa Veja Com o Coração, que tem como objetivo dar visibilidade ao problema social enfrentado por essas trabalhadoras, bem como promover a qualificação socioprofissional e conscientizar a população sobre a importância e desafios da categoria.

Segundo Lívia Berrocal, Gerente de Propósito da Reckitt Hygiene Comercial, o programa Veja Com o Coração faz parte do DNA da marca e é por meio dele que Veja atua conscientizando a população e os empregadores sobre a importância de garantir os direitos trabalhistas da categoria, bem como de valorizar e reconhecer o trabalho doméstico como fundamental no país.

Veja se uniu a Organização da Sociedade Civil THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, que atua na defesa e na promoção dos direitos das mulheres, e a Fenatrad – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, para apoiar um curso de qualificação socioprofissional para trabalhadoras domésticas e também para produzir conteúdo sobre direitos trabalhistas da categoria, o “Veja os Seus Direitos”.

Além disso, a marca também desenvolveu o site Veja Com o Coração, onde compartilha vídeo aulas gratuitas, que foram criadas pela Indique uma Preta, consultoria especializada em conectar mulheres negras  com o mercado de trabalho, para abordar temas como construção de carreira, direitos trabalhistas e futuro do trabalho doméstico. Além disso, o site possui histórias protagonizadas pelas trabalhadoras domésticas e disponibiliza um rico material sobre direitos trabalhistas. “A marca tem o objetivo de conscientizar toda a sociedade a respeito do trabalho doméstico no Brasil, pois acredita que com a participação dos empregadores e da sociedade como um todo é possível garantir os direitos trabalhistas e a valorização do trabalho doméstico”, diz a gerente.

A parceria com o R7 também é uma das estratégias de Veja para potencializar o programa Veja Com o Coração. Além dos textos divulgados ao longo dos últimos meses, Veja e R7 desenvolveram o livro Cuidando de Quem Cuida, que traz dicas sobre educação financeira e carreira, além falar sobre rotina de cuidados e proteção durante a pandemia.

E, de acordo com Lívia, a marca quer aprofundar-se ainda mais. “Para definir os próximos passos, tivemos uma imersão com uma consultoria especializada em impacto social e contamos, também, com a colaboração de ONGs e outros parceiros (...) Realizaremos pesquisas e dialogamos com algumas profissionais para entender a situação das trabalhadoras domésticas no Brasil atualmente e quais são suas reais necessidades e desafios”, pontua.

Acesse Veja Com o Coração e conheça mais sobre o Programa

Últimas