Jornal da Record Dilma lidera no 1º turno e empata com Marina no 2º, de acordo com pesquisa Vox Populi

Dilma lidera no 1º turno e empata com Marina no 2º, de acordo com pesquisa Vox Populi

No primeiro turno, presidente tem 36% das intençoes de voto e ex-senadora aparece com 27%

Dilma lidera no 1º turno e empata com Marina no 2º, de acordo com pesquisa Vox Populi

Em provável 2º turno, Dilma Rousseff (PT) venceria Aécio Neves (PSDB) e faria disputa acirrada com Marina Silva (PSB)

Em provável 2º turno, Dilma Rousseff (PT) venceria Aécio Neves (PSDB) e faria disputa acirrada com Marina Silva (PSB)

Montagem/R7

A pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Record e pela Record News, divulgada nesta segunda-feira (15), indica um empate técnico entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e Marina Silva (PSB) em um provável segundo turno nas eleições para a Presidência da República.   

No primeiro turno, Dilma tem vantagem sobre todos os outros concorrentes. A presidente aparece com 36%, enquanto Marina Silva (PSB) tem 27% e o senador Aécio Neves (PSDB), 15%.   

Os votos brancos e nulos totalizam 8%, e os indecisos (não sabem ou não responderam) são 12%. Os candidatos Everaldo Pereira (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) teriam 1% dos votos cada um, caso a eleição fosse hoje. Por outro lado, José Maria (PSTU), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Eymael (PSDC) atingiram menos de 1%.  

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores de 147, entre sábado (13) e domingo (14). O levantamento, que tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%, está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00632/2014.

Segundo turno

O Vox Populi fez duas simulações de segundo turno. Na primeira, com Dilma Rousseff (PT) contra Aécio Neves (PSDB), a presidente derrota o tucano por 47% a 36%. Os votos brancos e nulos seriam 12%, enquanto os eleitores indecisos são 5% neste recorte.

Em outra hipótese, com Dilma Rousseff (PT) contra Marina Silva (PSB), haveria um empate técnico entre as candidatas. A pessebista, que assumiu o lugar de Eduardo Campos, tem 42% das intenções de voto, enquanto a petista registra 41%. Os brancos e nulos, neste recorte, são 11%, e os indecisos totalizam 6%.

Desempenho da presidente

A pesquisa também quis saber dos eleitores entrevistados a avaliação da presidente Dilma Rousseff. Para 38% dos entrevistados, o desempenho de Dilma é “ótimo ou bom”. Outros 39% consideram a presidente “regular”. Por fim, 23% julgam a forma de governar “ruim ou péssima”. Os eleitores que não souberam ou não responderam são 1% do total.