Série do Jornal da Record aborda a Reforma da Previdência
Reprodução/Record TVSérie JR: adiar reforma da Previdência pode aumentar crise brasileira
As contas da Previdência não fecham e adiar a reforma, mais uma vez, pode agravar a crise econômica no Brasil. E a Previdência é como uma balança em que de um lado estão os trabalhadores na ativa e do outro estão os aposentados e pensionistas. Então, os trabalhadores contribuem para manter em dia as aposentadorias de quem já trabalhou.
Série JR: o que é preciso mudar na Previdência para garantir a aposentadoria do brasileiro
O Brasil está mais velho. Isso significa que mais pessoas alcançaram a idade para se aposentar. A Previdência Social, por exemplo, vai ter que se adequar aos novos tempos. Caso contrário, não haverá recursos suficientes para garantir a aposentadoria de quem contribui hoje. Segundo o IBGE, em 1980, o brasileiro vivia, em média, pouco mais de 62 anos. Em 2017, já vive quase 76 anos.
Série JR: reforma da Previdência quer acabar com as distorções das aposentadorias
Direitos iguais para todos. Esse é um dos princípios básicos da reforma da Previdência. Atualmente, um servidor público aposentado chega a ganhar sete vezes mais que um aposentado da iniciativa privada, e com uma vantagem: pode se aposentar mais cedo.
Série JR: reforma da Previdência tira países europeus da crise
O rombo da Previdência só aumenta e especialistas apontam que, no máximo em cinco anos, será impossível para o governo pagar as aposentadorias para 37 milhões de brasileiros. A situação não é exclusiva do Brasil. Até países ricos tiveram que fazer a reforma da Previdência; enfrentaram resistência, mas, com coragem, corrigiram as falhas para garantir a aposentadoria do futuro.
Série JR: conheça os maiores devedores da Previdência no Brasil
Você vai conhecer os maiores devedores da Previdência: empresas públicas e privadas que acumulam uma dívida de quase R$ 500 trilhões.