"Deborah me ensinou a aprender com os erros", diz Manuela Llerena

A atriz destacou o desafio de viver a personagem no sucesso internacional Jesus, revelou suas cenas favoritas e bastidores da trama

Manuela Llerena viveu Deborah na novela Jesus

Manuela Llerena viveu Deborah na novela Jesus

Blad Meneghel/RecordTV

"Dar vida à Deborah foi um grande presente. Poder sentir, através dessa personagem, toda a experiência de uma jovem em busca de seus sonhos foi muito inspirador. A cada cena que recebia, me surpreendia com os caminhos e as escolhas que ela tomava. Sinto que ficou marcada em mim muitas das alegrias e decepções que essa personagem viveu. Foi bem desafiador viver determinadas cenas, mas sei que com elas, pude ter um grande avanço nos estudos da minha interpretação", relata Manuela Llerena, que viveu Deborah no sucesso internacional Jesus.

A atriz destacou o desafio e a importância de se conectar de diferentes formas para entender como tudo funcionava naquela época. "Construir essa personagem foi super desafiador. Em uma novela, recebemos as cenas ao longo das gravações e me lembro de sentir que, cada vez mais, Deborah aparecia na trama. Desde o início, essa personagem fez escolhas com fortes consequências. Foi muito importante me conectar com a história, como ler livros sobre a época de Jesus, para entender as relações naquela época. Além disso, tive um processo muito forte com músicas que me ajudavam a adentrar no estado que a cena pedia", explica. 

"Em Jesus, tive a alegria de poder contracenar com profissionais que não havia trabalhado e que hoje admiro muito! Carrego também a experiência de gravar cenas dramáticas que envolviam muita concentração, além do cuidado e dedicação de todos os diretores e equipes para fazer a construção dessas cenas ficar impecável", relembra Manuela sobre os bastidores da trama.

A atriz contou os principais desafios de viver a personagem na trama

A atriz contou os principais desafios de viver a personagem na trama

Reprodução/Record TV

A cena que ela mais se recorda, também é uma de suas favoritas, já que exigiu muito empenho e concentração, não só dela, mas de toda a equipe. "Me lembro da cena do casamento. Tínhamos que gravar uma sequência de 18 cenas, onde no meio delas, a Deborah se arrumava para o casório, desistia de casar, contava para o Tiago que havia engravidado de Caius e reencontrava a mãe depois de anos. Foi uma sequência que exigiu muita concentração de todos da equipe", conta.

A atriz acrescenta: "Me lembro do diretor Ajax [Camacho] muito focado em estabelecer um ritmo para conseguirmos gravar todas as cenas em um dia e da continuista sempre ao meu lado para não deixar escapar nenhum erro de texto ou de continuidade, dos assistentes de direção super cuidadosos em manter o set em silêncio, do câmera me dando dicas de qual ângulo ficaria melhor determinada expressão... Foi um dia muito importante e que gerou uma sequência super bonita!".

Para viver Deborah, a atriz buscou diferentes inspirações: "Me inspiro muito em filmes e séries para a construção dos meus personagens. Escolho atrizes que admiro muito e vejo diversos trabalhos delas para entender como elas atuam em diferentes situações". 

Manuela ainda destaca o que aprendeu com a personagem e o que leva para si. "Aprendi com a Deborah que tudo o que fazemos nessa vida tem uma consequência, seja ela boa ou ruim, e que devemos sempre aprender com os nossos erros. Nossos obstáculos devem se transformar em trampolins e jamais nos paralisar", finaliza.

A novela Jesus vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 21h30, na tela da Record TV.

*Sob supervisão de Juliana Lambert