Entrevistas Felipe Cardoso conta ter emagrecido quase 5kg para interpretar Ami na novela Jesus

Felipe Cardoso conta ter emagrecido quase 5kg para interpretar Ami na novela Jesus

Ator fala sobre o desafio da mudança de comportamento que o personagem sofre após ser curado em um milagre do Messias 

  • Entrevistas | Raíza Chaves, do site oficial

Felipe Cardoso interpretou Ami, deficiente físico que foi curado pelo Messias

Felipe Cardoso interpretou Ami, deficiente físico que foi curado pelo Messias

Blad Meneghel/RecordTV

Conhecido por diversos papéis em novelas bíblicas, Felipe Cardoso interpretou Ami na novela Jesus, um deficiente físico que foi curado em mais um milagre do Messias. O ator conta detalhes de sua transformação para o personagem.

Felipe Cardoso revela que teve apoio médico para emagrecer quase 5kg em pouco tempo. ''Quando soube que iria interpretar o Ami, ainda estava fazendo Jacó. Apesar de ter dois meses de intervalo, a primeira preocupação, que acredito ser de quase todos os atores, é como diferenciar um personagem do outro. Um dos métodos que funciona muito comigo é ganhar ou perder peso. A primeira escolha foi de perder peso, já que uma pessoa que não tem o movimento das pernas normalmente tem atrofia muscular. Então, o pensamento foi reduzir peso para que o rosto ficasse mais fino e que o corpo correspondesse''.

Felipe viveu a experiência de interpretar um deficiente físico nos palcos anos antes. ''O foco é completamente diferente da televisão, mas a base, a questão de você não sentir a perna e isolar os movimentos, aprendi no teatro. Ele, por sinal, usa mais força do que se imagina'', disse.

Desafio
Ami passa por duas fases: antes e depois de sua cura. Felipe conta que seu maior desafio é justamente lidar com a oscilação de seu personagem. ''Ele tem uma mudança muito drástica tanto de comportamento quanto de fé, e encontrar esse limite tênue é meu maior desafio. Então, entender emocionalmente a motivação com que o Ami tem um comportamento linear em uma fase e, num segundo momento, este comportamento se torna totalmente ramificado. Lá na frente, o público vai poder entender o que estou falando'', disse.

Milagre de Ami
A sequência da cura de Ami foi marcada por muita emoção tanto dos atores como de toda equipe envolvida. ''São cenas difíceis, a cabeça humana moderna acaba se distanciando muito do fator milagre, a palavra, o acontecimento. Por mais que ele aconteça nas nossas vidas todos os dias, o tempo inteiro, o ser humano tende a se isolar um pouco disso, não crer [que seja um milagre]. No momento em que se recebe o milagre, numa cena em que é tocado por Jesus, só existe uma forma: ou você acredita, ou você não faz. Naquele momento ali recebi o milagre, um toque dentro da minha alma'', afirmou Felipe.

Relação com Judas Tadeu
Ami passa a maior parte do tempo no tanque de Betesta, onde conheceu Judas Tadeu (Ricky Tavares). O ator não poupou elogios ao falar do amigo Ricky Tavares, com quem trabalhou em José do Egito. ''Ele foi meu irmão na série. Nós praticamente moramos juntos naquela época e reencontrar o Ricky foi fácil. Ele é um grande ator, maduro para idade e trouxe uma delicadeza e beleza para o personagem. Me fez ler Judas Tadeu com o rosto dele, não consigo imaginar outro ator fazendo este papel. Pra mim, fica fácil trabalhar com quem admiro'', contou Felipe.

Lição do personagem
Para finalizar, o ator revela que aprendeu muito com seus personagens, mas Ami tem uma particularidade. "Ele me ensinou que existem dois tipos de fé. É importante ter discernimento para não conduzir a fé de forma errada. Existe uma fé em que você pode se apoiar e outra que é produzida. Então, acaba sendo uma espécie de defesa humana, mas que, no fundo, fé é acreditar e entregar, e não só achar que vai ser protegido. Confia e entrega, é isso que o Ami está me ensinando''.

Acompanhe a novela Jesus, de segunda a sexta-feira, às 21h45, na tela da Record TV.

Últimas