Ernani Moraes resgata antiga carreira de professor para viver Nicodemos

O ator lecionou física por 10 anos e se inspirou nos velhos tempos do magistério para interpretar o mestre entre os judeus na novela Jesus

Ernani Moraes: "Jesus é o trabalho mais marcante que já fiz"

Ernani Moraes: "Jesus é o trabalho mais marcante que já fiz"

Blad Meneghel/Record TV

Quem assiste ao sucesso internacional Jesus e vê Nicodemos como membro do Sinédrio e mestre entre os judeus, não faz ideia que esse dom de ensinar chegou na vida de Ernani Moraes muito antes do personagem. Ele foi professor de física por 10 anos e usou a antiga profissão como inspiração: “Nicodemos era um professor do Sinédrio, um estudioso das leis, ele dava aulas para as crianças de Jerusalém, eu resgatei os meus 10 anos de magistério e quase botei o jaleco por baixo da roupa do Nicodemos”, conta o ator.

Mas não foi só a carreira de professor que Ernani teve a oportunidade de resgatar: “O Nicodemos me fez reviver cronologicamente a história de Jesus, foi muito gratificante, realmente um presente”, confidencia.

Ele relembra bastidores de uma cena em especial: “Ao contracenar com Jesus, eu tinha que olhar, mostrar admiração e reverenciá-lo como Messias. Lembro que Nicodemos pergunta a Jesus como entraria no reino de Deus e ele responde que é preciso nascer de novo, nascer em espírito. Foi uma cena muito linda, porque é tão atual”, comenta Ernani.

Para o ator, Jesus foi a novela mais importante da sua carreira: “Sem dúvida, Jesus é o trabalho mais marcante que já fiz. Eu tinha um núcleo simplesmente espetacular, com Paulo Figueiredo fazendo o Anás, Eucir de Souza como Caifás, Gil Coelho no papel de Tiago Justo e Daniel Vilas como o soldado que resguardava a segurança do Sinédrio. Foi uma turma muito bacana, guardo um carinho grande por esse trabalho. Eu tenho a humildade de dizer bem baixinho porque eu não quero ser pretensioso, mas foi o trabalho mais importante que eu fiz na televisão, como foi prazeroso fazer e gravar Jesus. Levo dessa montagem a preparação, os colegas, a dedicação, o texto e os preparadores. Foi um show de pessoas bacanas e competentes. Tenho muito orgulho de ter feito”, comenta.

Ernani finaliza com um convite irrecusável: “Nesses tempos de medo e pavor, é muito bom a gente ver uma palavra de fé e de vida, que é rever a novela Jesus. Eu gostaria de convidá-los para assistir Jesus, com sua mensagem de fé, esperança e amor ao próximo”.

A novela Jesus vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 21h30, na tela da Record TV.