Petrônio Gontijo relembra sequência desafiadora no sucesso Jesus

Ator revela que as cenas em que Pedro nega Jesus e depois se arrepende foram marcadas por desespero crescente e muita emoção

Petrônio Gontijo relembra os desafios de Pedro

Petrônio Gontijo relembra os desafios de Pedro

Edu Moraes/Record TV

Por trás do personagem Pedro, vivido por Petrônio Gontijo no sucesso internacional Jesus, há uma intensa preparação, com aulas de pesca, leitura da Bíblia e outras referências: “Foi uma experiência única fazer esse personagem que viveu nos mares da Galiléia há 2000 anos na presença de Jesus Cristo. O amor dele pelos ensinamentos de Jesus é concreto e objetivo; tem uma dimensão real e humana, na novela isso me ajudou bastante a compor o personagem. Li tudo que esteve ao meu alcance sobre Pedro, desde a Bíblia, até vários textos que buscam compreender o personagem. Também fiz um trabalho intenso com a preparadora Fernanda Guimarães junto aos personagens mais próximos de Pedro na história. Fiz laboratórios de pesca com alguns pescadores na região do Rio de Janeiro. Acho que aprendi como jogar uma rede no mar. Foi uma bela experiência buscar compreender como vivem os pescadores, suas particularidades, e, para isso, passei alguns dias à beira-mar”, relembra.

Petrônio confidencia que gravar no Marrocos foi um sonho: “Quarzazate é esplêndido e nos remete instantaneamente à região da Galiléia. O local fica na entrada do deserto do Saara. O clima desértico é a instalação perfeita para esses personagens. Cabe ao ator interioriza-la e transporta-la para o vídeo”, explica.

O ator não tem dúvidas quanto ao momento mais desafiador na trama: “Acredito que seja a sequência em que Pedro nega Jesus e depois se arrepende amargamente. São várias cenas compondo uma sequência em que havia um desespero crescente. Foi necessário muita concentração e atenção para tornar essa emoção crescente, harmônica e sem atropelos”, conta.

Ele reforça a importância do personagem para a sua vida: “Pedro fala sobre perdão, medo e coragem. Medo também de ser o que se é. Ele, a princípio, não se julga digno de conviver com o Mestre. O reconhecimento dos nossos próprios valores é um aprendizado contínuo e, acredito, dura uma vida inteira. Pedro foi e é um marco para mim, nessa imensa empreitada”, finaliza.

A novela Jesus vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 21h30, na tela da Record TV.