Ricky Tavares conta bastidores da cena em que viveu um milagre de Jesus

Para trazer realismo ao personagem que é cego de nascença, o ator usava uma lente de contato branca e era guiado desde a sua chegada ao set de filmagem 

Ricky Tavares relembra a cena do milagre

Ricky Tavares relembra a cena do milagre

Blad Meneghel/Record TV

A volta da novela Jesus é uma oportunidade de rever milagres importantes, como o vivenciado pelo cego de nascença Judas Tadeu, que passou a enxergar após ter encontrado em seu caminho o homem que mudou a humanidade.

O ator Ricky Tavares sentiu na pele as dificuldades enfrentadas por uma pessoa com deficiência e não mediu esforços para trazer realismo ao personagem: “Foi um processo bem diferente do que eu estava acostumado, tive que aprender a decorar o texto sem enxergar. Não poderia esquecer uma fala, pois não tinha como ler o papel, já que usava uma lente de contato branca e não conseguia enxergar sequer um vulto”, relembra o ator, que era guiado por uma pessoa assim que chegava ao set de filmagem da novela.

A experiência fez Ricky aguçar outros sentidos, como o olfato e o tato. “Comecei a perceber mais os movimentos, ações e gestos. Quando ainda não tinha ainda a lente branca, usava em casa os óculos de piscina com fita isolante preta e andava com ele o dia inteiro. Depois, passei a buscar um movimento com os olhos para trazer um pouco mais de realismo. Foi um desafio incrível, que amei poder fazer. Se eu pudesse, faria tudo de novo”, diz.

Além de aguçar outros sentidos, Ricky conta que Judas Tadeu também lhe ensinou muito. “Me acrescentou não só na parte profissional, como pessoal. Foi um verdadeiro aprendizado da Bíblia, de poder escutar cada palavra e colocar em prática”, comenta o ator, que também fala sobre a oportunidade de trabalhar com um elenco de peso por quase 10 meses: “Acabo sendo uma esponjinha e sugando tudo o que esses atores ofereciam o tempo todo”.

Ele revela bastidores da cena do milagre: “Uma coisa que marcou muito foi o abraço que eu pedi para o Dudu [Azevedo] antes da cena e ele não só me deu o abraço, como falou muitas palavras carinhosas e isso me deixou mais confiante para fazer, tenho o Dudu como um irmão. Eu me emocionei e acabei lembrando do meu pai que faleceu havia pouco mais de um ano, foi como se ele também estivesse comigo naquele momento. Eu saí dessa cena totalmente diferente e ainda me emociono ao lembrar”.

Ricky está ansioso para poder rever a superprodução da Record TV: “A novela volta em um momento ideal para que a gente possa refletir mais e pensar na nossa vida. Vamos aproveitar esse tempo que estamos em casa para poder ouvir com sabedoria as palavras de Jesus. Esse trabalho foi muito lindo de fazer, aprendi muito e convido vocês a embarcarem nessa novela incrível que é Jesus”.

A superprodução Jesus vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 21h30, na tela da Record TV.