“Vivemos uma experiência única", diz Gabriel Gracindo sobre Jesus

Ator acredita que o apóstolo Mateus escreveu as passagens mais emblemáticas dos Evangelhos e também revela bastidores da trama

Mateus viveu uma grande transformação

Mateus viveu uma grande transformação

Munir Chatack/Record TV

Ao rever Mateus no sucesso internacional Jesus, que está de volta ao horário nobre da Record TV, Gabriel Gracindo relembra com alegria o convite para participar da trama: “Quando a novela estava sendo pré-produzida já tinha o desejo de fazer parte do projeto. Tive a sorte de ser escalado para interpretar Mateus, que na minha opinião escreveu as passagens mais emblemáticas dos Evangelhos”.

A partir daí, começou uma intensa preparação: “A Record TV nos proporciona profissionais incríveis que fazem com os atores um trabalho de construção de personagem, das relações com seu núcleo e leitura de texto. Mas, claro que todo ator trabalha muito sozinho, tem muito ‘dever de casa’ para fazer”.

“Eu queria imprimir no Mateus uma tristeza, um arrependimento, uma dificuldade de se encaixar entre as pessoas. Sentimento que nasceu durante sua carreira de publicano, considerado um traidor de seu povo. E esse período de sua vida o marcou profundamente, deixando essa cicatriz em sua alma. Queria passar tudo isso nos seus olhos e no jeito de ser”, confidencia Gabriel.

De publicano a apóstolo, a transformação foi grande e tem feito o público se emocionar do outro lado da tela: “Mateus foi deixando para trás a vida que tinha e seus apegos materiais, e com tudo isso foi embora também a culpa que sentia. Ele desejava um chamado para a vida espiritual, só não imaginava que se tornaria um discípulo do Mestre”, conta.

A convivência entre o elenco foi além do set de gravação: “Vivemos uma experiência única durante esse trabalho. Nos tornamos realmente uma família, nos apoiando e trocando experiência diariamente. Uma grande amizade nasceu ali”, comenta Gabriel.

Ele compartilha os bastidores da cena da conversão de Mateus: “Eu estava um pouco apreensivo, na expectativa de entregar um bom trabalho em uma cena tão importante. É uma cena na qual eu não tinha texto, então seria tudo no olho e na emoção. Ensaiamos e já pude perceber que estava ali, que a troca de energia entre mim, o Dudu e os apóstolos era forte e viva. E no gravando veio tudo. Toda a emoção reprimida do Mateus, a admiração por Jesus, a amizade dentro e fora da tela que nascia com meus colegas de profissão. E foi lindo. A cena fluiu e fiquei muito satisfeito com o resultado”.

Gabriel deixa para o público um convite especial: “Se juntem a nós nessa jornada tão linda do homem que deixou o maior legado da Humanidade. Que possamos desfrutar de suas palavras e ensinamentos através desse trabalho que foi feito com tanta entrega e amor. Não percam!”

A novela Jesus vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 21h30, da Record TV.