Entrevistas Fernando Sampaio comenta sucesso de Gahiji: "Me reconhecem até hoje pelo personagem"

Fernando Sampaio comenta sucesso de Gahiji: "Me reconhecem até hoje pelo personagem"

Ator relembrou como foi viver o cozinheiro do faraó em Os Dez Mandamentos e destacou identificação com ele

  • Entrevistas | Thaís Silveira, do site oficial

Fernando Sampaio é Gahiji, cozinheiro do faraó, na novela Os Dez Mandamentos

Fernando Sampaio é Gahiji, cozinheiro do faraó, na novela Os Dez Mandamentos

Michel Angelo/Record TV

Gahiji marcou Os Dez Mandamentos, em reexibição na tela da Record TV, e a carreira do ator Fernando Sampaio. Cozinheiro do faraó, o personagem gosta de inventar novidades e é um homem gentil e atencioso. Reconhecido até hoje pelo personagem, Sampaio comentou o sucesso da novela e a identificação com o egípcio.

"O Gahiji foi um personagem que cresceu junto com a história. As pessoas foram aprendendo a gostar dele. Ele foi conquistando o coração do público", disse em entrevista ao site oficial.

O ator destacou o carinho que recebe do público desde que a novela foi exibida pela primeira vez. Um momento que o marcou foi uma viagem a Portugal para divulgar a superprodução, em 2016. 

Sampaio comentou a identificação com o egípcio, o sucesso da novela e o carinho do público

Sampaio comentou a identificação com o egípcio, o sucesso da novela e o carinho do público

Reprodução/Record TV

“Foi um momento muito potente, porque todo mundo conhecia Os Dez Mandamentos e o Gahiji. Foi muito emocionante. E não eram só brasileiros que conheciam, eram portugueses, pessoas que acompanhavam e adoravam a novela. Nos paravam para tirar foto, era um carinho gigante. Eu me lembro que, quando estava indo embora, no aeroporto, tinha uma galera com cartazes, um monte de presentes.”

O artista ressaltou a importância da troca com os espectadores: “Cada vez mais, vemos o quanto é necessário ter essa relação com o público, com os seguidores, com quem gosta do nosso trabalho. Para mim, o sucesso do Gahiji é medido pelas pessoas que me reconhecem até hoje pelo personagem. É fora do comum”.

Identificação com o cozinheiro

Ator destacou lealdade de Gahiji

Ator destacou lealdade de Gahiji

Michel Angelo/Record TV

Para viver o egípcio, Sampaio disse que passou a cozinhar em casa e procurou desenvolver habilidades relacionadas ao universo da gastronomia. O ator ainda revelou se identificar com as principais características do personagem e a história de vida de Gahiji, por ter saído de casa cedo e também ter perdido uma pessoa muito próxima.

“Fui morar com outra família, e, depois de vinte anos, a [minha] outra mãe faleceu. Foi muito difícil para mim, um momento de transformação muito grande. Tomei a decisão de vir embora para o Rio de Janeiro, me desapeguei de Salvador. O Gahiji fala para o filho que ele foi criado por uma pessoa que morreu, mas o ensinou muitas coisas, e o personagem aprendeu a ser cozinheiro com essa pessoa, levou esses valores para as panelas. Foi uma das cenas bem difíceis de fazer, porque respingava muito na minha história de vida”.

Ele também citou a lealdade e a cumplicidade como pontos em comum com o cozinheiro. "Eu sou uma pessoa cheia de fé e o Gahiji também. Foi uma troca muito bonita", completou.

Sucesso da novela

Exibida em mais de 30 países, a trama marcou a teledramaturgia brasileira. Sampaio apontou o enredo como um dos fatores que explicam os resultados da novela. 

“Sempre acreditei que o sucesso de Os Dez Mandamentos foi por conta da história do Moisés. É uma trama bíblica, conhecida por todas as religiões. As pessoas querem ver a história sendo elaborada, elas já leram, ouviram [sobre], entrou no imaginário delas”.

O ator destacou que a superprodução trouxe um "respiro" para o cotidiano dos telespectadores, com uma história profunda, mas que traz superação e fé. Ele também indicou outros elementos que compõem o universo da novela para justificar esse sucesso.

“As vestimentas, os cabelos, tudo aquilo [da ambientação] fazia com que as pessoas fossem transportadas para um imaginário diferente do que é o dia a dia. Acho que foi um conjunto de possibilidades que fez com que Os Dez Mandamentos fosse tudo aquilo”.

Não perca a trajetória de Gahiji na novela, de segunda a sexta, às 15h30, na tela da Record TV. Episódios completos estão disponíveis em PlayPlus.com, para assistir quando e onde quiser.

Últimas