Vanessa Chefer estará em Lima para representar o Brasil no heptatlo
Reprodução/InstagramNos Jogos Pan-Americanos 2019, que acontecem em Lima, no Peru, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, um dos esportes que mais exigirá fisicamente das atletas é o heptatlo. São sete provas combinadas em dois dias de competição e se destacam aqueles que mostram melhor versatilidade e bom desempenho no decorrer da disputa. Nos Jogos deste ano, quem estará representando as cores do Brasil será Vanessa Chefer.
CONFIRA! Conheça Jefferson Santos, o Super-Homem do decatlo brasileiro no Pan
Medalha de bronze no Pan de Toronto, a atleta do E.C Pinheiros tem como objetivo voltar ao pódio em Lima e superar sua marca pessoal de 6188 pontos, conquistados em 2016. “Eu quero uma medalha independentemente da cor e fazer uma pontuação acima de 6 mil”, conta Vanessa.
Porém, num esporte que tanto exige do atleta, a preparação para grandes competições tem que estar à altura dos desafios. “A competição é só a realização de tudo o que treinamos”, afirma.
Em Lima, um ponto forte de Vanessa é a experiência. Aos 29 anos, apesar de não contar com o físico de antes, a atleta conta que os 14 anos competindo em alto nível são um diferencial. “A cada prova que faço eu aprendo mais. Há muitas variáveis que podem acontecer durante a competição que, com a experiência, você aprende a lidar melhor com elas”, relata.
Preparação à altura dos desafios
No heptatlo, o gasto calórico durante os dias de competição é enorme, o que pede uma alimentação controlada, mas que reponha o consumo energético do atleta. “Eu controlo açúcar e álcool antes das competições porque me atrapalha. Durante as provas eu não gosto de comer muito, só um lanche e barrinha proteica/cereal, mas quando chega à noite eu como por duas pessoas (risos). Bastante proteína e carboidrato para estar bem no dia seguinte” relata.
Além disso, para manter o alto rendimento, Vanessa conta que ingere suplemento alimentar, para a recuperação, e não deixa de se hidratar. Sempre que possível, a atleta faz massagens entre os dois dias de disputas.
Uma vida dedicada ao esporte
Em quase três décadas de vida, Vanessa dedicou 20 anos ao atletismo. O esporte corre nas veias da atleta. Seus pais, militares, permitiram que a heptatleta conhecesse e se apaixonasse pela corrida nas manhãs que passava no quartel antes de ir para a escola à tarde. “Dali começou minha paixão pela corrida, ganhei minha primeira competição de pista com nove anos, mas já havia competido em corridas de rua”, revela.
“Fazem 20 anos que pratico atletismo, isso quer dizer que dois terços da minha vida correndo é correndo (risos). O esporte sempre fez parte de mim, sempre amei correr e graças a minha família e treinadores eu consigo viver do que eu amo” conta Vanessa.
Em Lima, a atleta do E.C Pinheiros será a única representante do Brasil no heptatlo. Ela compete no Estádio Atlético Pan-Americano, nos dias 7 e 8 de agosto.
A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.
*Estagiário do R7, sob supervisão de André Avelar
Além das pistas: nomes do decatlo e heptatlo são amigos de infância