Pan Lima 2019 Cavalos da equipe brasileira de hipismo são tratados como estrelas

Cavalos da equipe brasileira de hipismo são tratados como estrelas

Animais viajam para Lima, no Peru, a partir do próximo dia 20. Brasil enviará 15 cavalos para os Jogos, que acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto

Lima 2019

Hipismo começa a ser disputado a partir de 28 de julho

Hipismo começa a ser disputado a partir de 28 de julho

Divulgação/Secretaria Especial do Esporte

Pan-Americano Lima 2019 está próximo de começar e os preparativos já estão na reta final. No início deste mês, 11 integrantes do COB (Comitê Olímpico do Brasil) desembarcaram na capital peruana para fazer os últimos ajustes para a chegada dos atletas brasileiros. 

Porém os integrantes da delegação que mais necessitam de logística e cuidados são os cavalos. Os animais precisam de acompanhamento durante toda a viagem para chegarem em boas condições na competição.

Leia mais: Países começam a definir porta-bandeiras para o Pan-Americano

Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH (Confederação Brasileira de Hipismo), disse que os animais vão de avião para Lima. "Os cavalos vão de avião. Viajam em contêineres especiais para o transporte deles (varia de dois a três cavalos por contêiner)", afirmou.

Bittencourt revelou que os cavalos recebem de cuidados especiais e lembrou que são atletas de alta performance. "Principalmente nos preocupamos com o bem estar deles, antes do embarque vários exames são feitos para o controle sanitário. Sempre buscamos manter o equilíbrio do animal sem stress na viagem para chegar no seu destino final sem nenhum desgaste. Quando escolhemos o transporte aéreo é para que o cavalo tenha o menor desgaste possível já que é um atleta de alta performance".

Veterinários e tratadores acompanham os animais durante a viagem, com alimentação, água e medicamentos, caso seja necessário.

Após a chegada no Peru, os cavalos passam por uma vistoria e se estiverem bem voltam às atividades normais. "Controle veterinário quando chegamos no local para verificar se os animais não precisam de nenhum suplemento para recuperar algum desgaste da viagem e retorno normal diário as atividades físicas".

Embarque para Lima 2019

No total, 15 cavalos de competição estarão indo para o Pan. As viagens serão divididas em três datas: 20, 22 e 27 deste mês.

O presidente da CBH falou que os custos não são da federação, mas sim do COB. "Os custos não serão arcados pela confederação. O COB que está custeando o frete aéreo dos cavalos", concluiu.

Hipismo no Pan

As provas da modalidade serão disputadas entre 28 de julho e 9 de agosto. A competição vai acontecer no Equestrian Club Militar La Molina, em Lima. O hipismo é divido em salto, adestramento e concurso completo de equitação.

Os Jogos Pan-Americanos Lima 2019 terão transmissão da Record TV, da Record News e do PlayPlus. No R7, você fica por dentro de tudo o que rola no evento que vai de 26 de julho a 11 de agosto.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Carla Canteras

Confira as melhores imagens da passagem da tocha do Pan pelo Peru