Ederson Vilela Pereira ficou com a medalha de ouro nos 10 mil metros
Reuters/Ivan Alvarado - 09.8Ederson Vilela Pereira conquistou a medalha de ouro nos 10 mil metros nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, com o tempo de 28m27s47. O brasileiro, que é especialista na prova dos 5 mil metros, ficou entre os primeiros colocados durante toda a corrida, mas arrancou para a vitória faltando mil metros para o final. Os americanos Reid Buchanan e Lawi Lalang, que eram favoritos ao ouro, completaram o pódio. “É como eu digo: a prova só termina quando a gente cruza a linha de chegada”, afirmou Ederson sobre não ser favorito.
Em 2018, Ederson ficou 8 meses sem competir por causa de uma fratura por estresse e uma lesão no tendão de Aquiles. Com este tempo, o brasileiro fez a melhor marca da carreira nos 10 mil metros e se recuperou do sétimo lugar na prova dos 5 mil metros.
Após a prova, Ederson afirmou que o resultado ruim nos 5 mil m foi determinante para a vitória de hoje. “Na verdade eu estava me sentindo muito bem. Vim com o pensamento hoje de não errar e fui feliz. A prova dos 5000 metros que fiz na terça foi um passo importante para essa medalha de ouro hoje.”
O brasileiro analisou o resultado e destacou o momento em que percebeu que seria possível vencer a prova. “Depois de umas sete ou oito voltas, parece que entramos no automático. Quando faltavam seis ou cinco voltar, eu pensei: ‘Pô, essa prova vai ser minha’.”
A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.
Do choro ao passinho: as emoções dos atletas brasileiros em Lima