Pan Lima 2019 Eduardo Yudy é ouro para o Brasil na categoria até 81 kg do judô

Eduardo Yudy é ouro para o Brasil na categoria até 81 kg do judô

Brasileiro nascido no Japão venceu dois combates no golden score e superou o dominicano Medickson Cortorreal na final em 19 segundos

  • Pan Lima 2019 | Alexandre Garcia, do R7, em Lima, no Peru

Yudy levou apenas 19 segundos para levar o ouro

Yudy levou apenas 19 segundos para levar o ouro

Wander Roberto/COB - 10.8

O brasileiro Eduardo Yudy dos Santos, de 24 anos, faturou, na categoria para atletas com até 81 kg, a única medalha dourada do judô brasileiro neste sábado (10) nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. A conquista foi obtida após a vitória contra o dominicano Medickson Cortorreal na final em menos de 20 segundos.

Antes de chegar à decisão, Yudy superou o argentino Luis Vega e o norte-americano Jack Hatton em combates definidos somente no golden score.

Veja mais: Aléxia Castilhos fatura medalha de bronze para o Brasil no judô

Nascido na cidade japonesa de Shimotsuma, Yudy adicionará a medalha dourada dos Jogos Pan-Americanos aos ouros já conquistados no Mundial Militar de 2018 e no Campeonato Pan-Americano de 2017.

Yudy estreou nos Jogos Pan-Americanos de Lima contra o argentino Luis Vega em uma luta que começou travada, com os dois judocas buscando encaixar a melhor pegada para aplicar o golpe perfeito no adversário.

As projeções de Vega pareciam mais eficientes, mas foi Yudy quem quase conseguiu colocar as costas do argentino no tablado e acabou fazendo com que Vega fosse punido em duas oportunidades.

Sem nenhum dos dois atletas pontuarem nos primeiros quatro minutos do combate, o duelo seguiu para o golden score e foi vencido por Yudy, que logo encaixou um wazari no adversário.

Para avançar à final, o brasileiro enfrentou o norte-americano Jack Hatton. Nos quatro minutos iniciais do confronto, os dois judocas conseguiram se manter de pé e rejeitar as ações do adversário.

Com o norte-americano mancando e com duas punições, Yudy precisou de poucos minutos do golden score para colocar as costas de Hatton no chão com um golpe perfeito (ippon) e seguir em busca da medalha dourada.

Na decisão, disputada contra o dominicano Medickson Cortorreal, Yudy levou apenas 19 segundos para projetar o adversário, dar outro golpe perfeito (ippon) e alcançar o lugar mais alto do pódio.

Até 90 kg

Natural de São José dos Campos, o judoca Rafael Macedo, de 24 anos, entrou no tatame de Lima com a missão de manter no Brasil a medalha dourada conquistada por Tiago Camilo há quatro anos na categoria para atletas com até 90 kg.

Macedo, no entanto, parou na semifinal contra o cubano Ivan Felipe Morales e voltou a levar a pior na repescagem ao perder para o peruano Yuta Galarreta.

Agora, a conquista obtida nos Jogos Pan-Americanos se unirá na sala de troféus de Macedo às medalhas douradas do Campeonato Mundial Sub-21 (2015), de Campeonato Mundial Militar (2018). No Campeonato Pan-Americano de Judô de 2018, o judoca ficou com a prata.

No primeiro combate dos médios na Lima 2019, Macedo encarou o canadense Mohab El Nahas e precisou de apenas 18 segundos para aplicar um golpe perfeito (hippon) no adversário e avançar para a semifinal dos Jogos Pan-Americanos.

No confronto valendo vaga parra a decisão, o brasileiro duelou contra o cubano Ivan Felipe Morales. Com dois minutos de combate, Macedo acumulava duas punições e não podia levar a terceira, recebida já nos últimos segundos de luta.

Desapontado com a derrota na semifinal, Macedo retornou ao tatame com a esperança de ainda subir um degrau no pódio contra o peruano Yuta Galarreta, que contava com o apoio da torcida, conseguiu aplicar dois golpes no judoca brasileiro e ficar com a medalha de bronze.

A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.

Do choro ao passinho: as emoções dos brasileiros em Lima

Últimas