Pan Lima 2019 Em seu segundo Pan como técnico, Hugo Hoyama busca primeiro ouro

Em seu segundo Pan como técnico, Hugo Hoyama busca primeiro ouro

Decacampeão pan-americano como jogador, Hugo comanda seleção feminina no tênis de mesa. Foco é conquistar vaga rumo à Tóquio 2020

  • Pan Lima 2019 | Fabio Ramos, do R7

Em seu segundo Pan como técnico, Hugo Hoyama busca primeiro ouro

Em seu segundo Pan como técnico, Hugo Hoyama busca primeiro ouro

Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br

Maior nome do tênis de mesa do Brasil, Hugo Hoyama está disposto a escrever mais um capítulo dourado em sua vitoriosa carreira. Dono de 15 medalhas, sendo dez ouros, na história dos Jogos Pan-Americanos, o mesatenista busca seu primeiro título da competição como treinador da seleção feminina.

Hugo, que foi prata em seu primeiro Pan como técnico, em Toronto 2015, garante que sua equipe está focada em fazer bonito em Lima 2019. As chances de medalha são grandes, mas o foco é desempenhar um bom papel e ganhar experiência para, depois, tentar a vaga em Tóquio 2020.

O que começou como brincadeira no intervalo da escola japonesa, em São Bernardo, e acabou ganhando apoio de amigos e familiares, ajudou a moldar um dos mais vitoriosos atletas brasileiros na história do Pan. Com nada menos que seis participações olímpicas e sete pan-americanas, Hugo Hoyama sabe da sua importância no crescimento da modalidade, e se diz muito feliz com o reconhecimento obtido.

“Tudo começou com uma brincadeira entre amigos, quando eu tinha uns sete anos. Depois, comecei a ter mais contato com o esporte e me apaixonei. E hoje vejo que tudo valeu a pena. Consegui, ao lado de outros grandes atletas, fazer com que o tênis de mesa ficasse conhecido aqui. Fico muito feliz quando escuto de alguém que tal pessoa começou a jogar por minha causa. A gente treina para isso, para que mais pessoas possam começar a praticar”, contou.

Consagrado e multicampeão como jogador, Hugo também quer escrever uma vitoriosa história como treinador. Onde, mesmo no início de sua trajetória no comando da seleção feminina, já obteve importantes resultados, como a classificação à elite mundial do tênis de mesa e a conquista da medalha de prata no Pan de Toronto 2015.

“Olha, não sei dizer qual a melhor sensação, sobre ser campeão como jogador ou treinador. Sempre participei dos grandes torneios pensando em dar o meu melhor, fazer o que eu treinava, porque assim os resultados, os títulos e as medalhas, viriam. E como treinador não é diferente. Agora, sirvo também como motivação para as meninas do Brasil, e me sinto vitorioso junto delas. Por isso, é difícil comparar. Tudo tem seu valor e seu momento”, disse.

Hugo Hoyama conquistou 15 medalhas, dez de ouro, em Jogos Pan-Americanos

Hugo Hoyama conquistou 15 medalhas, dez de ouro, em Jogos Pan-Americanos

Divulgação

Prestes a disputar seu segundo Pan-Americano como treinador, Hugo está ciente das dificuldades que encontrará em Lima 2019, mas garante que suas atletas entrarão com foco total para tentar a inédita medalha de ouro - o Brasil já subiu ao pódio pan-americano em três oportunidades, com uma prata e dois bronzes, mas nunca como campeão.

“As expectativas são muito boas. A gente sabe que a concorrência vai ser forte, principalmente com as seleções de Canadá, EUA e Porto Rico. Mas é o que eu sempre digo, se entrarmos com confiança e concentração, conquistaremos grandes resultados. Nós estamos muito focados, mesmo entrando com certo favoritismo, para tentar subir no lugar mais alto do pódio”, comentou.

Além da chance de título, o bom desempenho em Lima pode servir como base para a busca da vaga nos Jogos Olímpicos da próxima temporada, que serão disputados em Tóquio, no Japão. “Depois do Pan, nosso principal objetivo passa a ser a vaga olímpica em Tóquio 2020. Vamos nos concentrar, tentar ir bem no pré-olímpico de outubro, e os Jogos de Lima podem servir como uma grande preparação para isso”, completou.

As provas do tênis de mesa serão disputadas entre os dias 4 e 10 de agosto, no ginásio polidesportivo 1, o mesmo do handebol, que fica no Centro Deportivo Pan-Americano (Cedepa), na capital peruana.

A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.

Últimas